Mercado doméstico de trigo segue paralisado
Na Argentina, espera-se aumento de 18,18% na área plantada
O engenheiro agrônomo Flavio Popinigis lançou, recentemente, versão em inglês de sua obra “Fisiologia da Semente”, livro que foi o primeiro sobre o tema no Brasil (1977) -- reeditado em 1985. Ao mesmo tempo, Popinigis decidiu popularizar sua obra, concedendo gratuitamente os PDFs nas duas versões para a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) divulgar em seu site, sem custo para o público.
“Coloquei esta obra também em outras plataformas, mas considero a divulgação no site da Abrates a mais importante, pois é segmentada para o público interessado em tecnologia de sementes, e terá, com certeza, mais acessos e maior divulgação”, analisa Popinigis.
Por muitos anos, este livro foi o único em português a cobrir essa área específica da tecnologia de sementes. Por isso, foi adotado por escolas e faculdades do curso de agronomia em todo o país. Em linguagem acessível e didática, com mais de 100 figuras e 50 tabelas, a publicação traz conceitos genéricos sobre o funcionamento fisiológico da semente em geral.
“Nele, os estudiosos iniciantes lograrão entender mais sobre como a semente se forma, amadurece, fica dormente, germina, e se deteriora. Poderão conhecer também os principais aspectos sobre obtenção, preservação e avaliação da qualidade da semente. Apresento muitos exemplos das propriedades fisiológicas de sementes das mais variadas culturas”, esclarece o autor.
Segundo Popinigis, os conceitos básicos ainda são os mesmos até hoje, apesar de quase 50 anos do lançamento da primeira edição. “O conteúdo é básico, mas é muito rico. Por isso, agora que estou aposentado, consegui fazer a tradução para o inglês, tornando a obra mais acessível para o mundo”, conclui.
As versões em português e inglês podem ser encontradas aqui.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura