Abertura oficial do Congresso Andav 2024 contará com a presença de autoridades

Neste ano, a expectativa é que a 13ª edição do evento tenha público superior a 13,5 mil pessoas

02.08.2024 | 15:05 (UTC -3)
Lilian Munhoz
Foto: arquivo/Congresso Andav 2023
Foto: arquivo/Congresso Andav 2023

Com mais de 250 marcas expositoras e expectativa de público recorde, superior a 13,5 mil pessoas, a 13ª edição do Congresso Andav tem como tema central “Agroeconomia Brasileira em Primeiro Lugar: Como assegurar o nosso propósito de alimentar o mundo”. Considerado o principal ponto de encontro para networking e atualização dos profissionais que atuam no setor da distribuição de insumos agropecuários, o evento será realizado de 6 a 8 de agosto no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e este ano contará com quatro pavilhões e mais de 24 mil metros quadrados de exposição.

Pela primeira vez, a Solenidade de Abertura que acontecerá na Plenária será aberta a todo o público visitante da feira. Com início às 10h, a programação terá uma apresentação especial da Orquestra Madrigal e os pronunciamentos do Presidente Executivo da Andav,  Paulo Tiburcio, e do Presidente do Conselho Diretor da Andav, José Hara. Na mesa composta por autoridades, já confirmaram presença o Secretário de Agricultura de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola, a Presidente da Embrapa, Silvia Masshurá, o Deputado Federal, Arnaldo Jardim, e o Ex-Presidente da Câmara dos Deputados e Ex-Ministro da Defesa, Aldo Rebelo. A abertura oficial contará, ainda, com uma Palestra Magna do Professor Emérito da FGV Agro, Roberto Rodrigues, sobre o tema central do congresso. Ainda na tarde do primeiro dia o Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion, ministrará a palestra “FPA - O trabalho pela defesa e fortalecimento do Agro no Brasil”.

Ao longo de três dias, os congressistas acompanharão palestras e painéis com nomes de peso como Paulo Guedes, Luis Felipe Pondé, Carlos Cogo, Daren Coppock, Marcelo Prado, Marcos Fava Neves, Sérgio Vale, Matheus Cônsoli, Dado Schneider, Mônika Bergamaschi, Paula Packer, Caio Carvalho, Gustavo Spadotti, Samanta Pineda, Andrea Cordeiro, Dani Amaral, além de painéis especiais com profissionais da distribuição e especialistas sobre sustentabilidade, gestão, mercado de commodities agrícolas, mudanças climáticas, inovação, tecnologia e educação.

O Congresso Andav também apresenta, nesta 13º edição, um podcast exclusivo que será gravado durante os três dias de evento sob o comando do escritor e palestrante Luciano Pires.

Agenda Setorial do Agronegócio

O 13º Congresso Andav acontece um dia após a realização de outro grandioso evento do agronegócio na capital paulista, o Congresso ABAG, realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio, que neste ano tem como tema central Bio Competitividade e irá tratar, dentre outros assuntos, sobre geopolítica, sustentabilidade, competitividade e oportunidades.

Para Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG, a realização do Congresso Andav no dia seguinte ao Congresso Brasileiro do Agronegócio é oportuna, pois são dois eventos que debatem assuntos convergentes e importantes, que norteiam os caminhos para o crescimento de nosso setor.

"Neste ano, nosso evento reflete sobre como podemos ampliar ainda mais a competitividade do agronegócio brasileiro diante de inúmeros desafios externos e internos. Por outro lado, a valorização de iniciativas sustentáveis, que preservam os biomas e protegem os recursos naturais, é uma característica de nossa agricultura tropical, sendo uma vantagem fundamental perante a realidade de outros países. Esse tema é estratégico para nossa área e também será debatido no Congresso Andav, que reforçará ainda a importância do distribuidor de insumos agropecuários para que o produtor rural tenha acesso as principais tecnologias e produtos, que fazem a diferença em termos de produtividade, qualidade e sustentabilidade", afirma Carvalho, que participará do segundo dia de programação, durante o painel "Produção, Mercado e Exportação: a Liderança do Brasil na Segurança Alimentar".

O Presidente Executivo da Andav reforça esta opinião e detalha o tema central do Congresso. “A escolha do tema ‘Agroeconomia Brasileira em Primeiro Lugar: Como assegurar o nosso propósito de alimentar o mundo’ para o Congresso Andav 2024 é estratégico, pois coloca em foco o papel fundamental do Brasil como um dos principais produtores de alimentos do mundo. Em paralelo, é uma homenagem aos milhões de profissionais que dedicam as suas vidas ao agro, e colocam o agro brasileiro sempre em primeiro lugar”, afirma.

Um dos destaques da programação do Congresso Andav é a apresentação dos resultados da Pesquisa Nacional da Distribuição, que acontece sempre no terceiro dia de evento. A pesquisa está em sua 9ª edição e é realizada pela Andav com a contribuição de seus mais de 3.400 unidades comerciais que ajudam a gerar informações que são usadas para beneficiar o setor, trazendo uma análise detalhada do mercado atual de distribuição.

Expectativa dos Expositores

Com um espaço maior a cada nova edição, o Congresso Andav proporciona aos visitantes muitas inovações apresentadas pelas 250 marcas expositoras, que mostram a força da distribuição de insumos agropecuários no nosso país. “O Congresso oferece a possibilidade única de conexão entre indústria e sistema de distribuição. É, no fim, a mais importante ocasião dentro da rotina de relacionamento entre esta cadeia de valor, proporcionando um melhor entendimento do ambiente de negócios e das estratégias e necessidades de cada um de seus elos”, afirma Marcelo Ros, Gerente de Acesso ao Mercado Revendas e Redistribuição da Divisão Agro da BASF.

“O Congresso Andav se tornou uma importante referência para o agronegócio brasileiro e para o setor de Distribuição de Insumos Agrícolas e, ao longo das 12 edições realizadas, tem cumprido um papel vital para o setor. Além de ser um evento de networking e atualização de conhecimento para os profissionais da área, em 2024, o Congresso será fundamental para debatermos o futuro da produção brasileira de alimentos e sobre como podemos seguir viabilizando a eficiência do setor, mesmo diante dos desafios em relação ao mercado, clima e várias outras vertentes que influenciam o agronegócio”, explica Roberto Dib, Diretor de Marketing de Clientes na Syngenta.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro