Embrapa e Meridional lançam cultivar de trigo
O lançamento da cultivar de trigo BRS Graúna, da Embrapa e da Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa, será no dia 31 de agosto
A vigésima-sétima edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, organizada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) em parceria com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), será realizada entre os dias 16 e 18 de fevereiro de 2017 na Estação Experimental do Arroz em Cachoeirinha (RS). O lançamento oficial foi feito durante evento realizado nesta segunda-feira, 29 de agosto, durante a Expointer.
A escolha do local, de acordo com o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, é o de mostrar ao público a importância do instituto estadual para a cadeia produtiva do arroz. Lembra que o Irga é um órgão de natureza pública e que se mantém graças à taxa CDO que é retirada da cadeia produtiva. "O Irga depende exclusivamente desta taxa, arrecadada durante o processo de colheita/beneficiamento. É um órgão público com recurso privado.", explica.
Além disso, o dirigente da Federarroz afirma que o instituto tem se destacado pelos resultados que vem obtendo no campo, graças a uma equipe sintonizada com o setor produtivo. "A Abertura da Colheita do Arroz veio para a Estação do Irga em Cachoeirinha porque é o segundo ano de um órgão administrado por uma equipe escolhida pelo setor arrozeiro, sem ingerência política, e que vem trazendo resultados tanto na transferência, quanto na formação de novas tecnologias", observa.
O objetivo no evento do próximo ano, conforme Dornelles, é mostrar aos produtores as novas tecnologias que vem sendo trabalhadas por empresas e entidades do setor arrozeiro no país para que os produtores possam ter maior sustentabilidade. "A próxima Abertura Oficial da Colheita do Arroz será o ponto de distribuição de novas tecnologias que poderão dar o novo passo para uma revolução verde no arroz. A integração é parte essencial para isso. Serão apresentadas tecnologias de cultivares e sistemas de manejo, que serão trabalhados no sentido de dar maior competitividade ao setor arrozeiro gaúcho", afirma.
Além da tradicional cerimônia oficial de abertura da colheita, que ocorre no sábado, o evento também contará com ciclo de palestras e reuniões e as vitrines tecnológicas. As empresas participantes já estão se organizando para apresentar as novidades e inovações para os produtores. A expectativa é que pelo menos dez mil pessoas participem dos três dias do evento.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura