Chuvas irregulares atrasam semeadura dos cultivos de verão
Boletim da Conab aponta precipitações abaixo da média em áreas agrícolas do Centro-Oeste e Sudeste
Estão abertas as inscrições para o 18º Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja (Safra 2025/26). A promoção é do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb). Produtores interessados em participar devem preencher os formulários no site da instituição até o dia 31 de janeiro de 2026.
O concurso tem duas categorias, sequeiro e irrigado. Na categoria sequeiro, serão cinco campeões regionais: Centro-Oeste, Sul, Nordeste, Norte e Sudeste. Já na categoria irrigado, haverá somente o campeão nacional. O maior resultado entre ambas as categorias será consagrado como o grande campeão Cesb.
O Desafio conta com auditoria e protocolo patenteado. A colheita é acompanhada por auditores, que escoltam a carga até a balança, validam a classificação dos grãos e registram todo o processo com georreferenciamento e imagens.
Fatores como escolha da cultivar, plantabilidade, tratos culturais, correção do solo, clima, uso de máquinas e tecnologias influenciaram os melhores resultados. Destaque para o Peso de Mil Grãos (PMG), vigor das sementes, baixas falhas de plantio, aplicações foliares em momentos estratégicos e uso de produtos biológicos.
No Desafio 2024/25, a rentabilidade média dos campeões foi de R$ 1,77 por real investido, chegando a R$ 2,44 no caso do campeão do Nordeste.
Além dos resultados produtivos, todos os campeões passaram por checagem eco ambiental, com foco em práticas ESG. Ao fim do Desafio, participantes recebem laudo completo e certificado com sua classificação.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura