Alfaces hidropônica e convencional se valorizam na CEAGESP
As chuvas prejudicaram a qualidade de parte das alfaces de cultivo convencional, causando queima de miolo e mela
De acordo com o relatório de plantio, colheita e comercialização das principais safras do estado do Paraná, divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, 74% da cultura do milho 1ª safra no estado está em boas condições, 24% em médias e apenas 2% ruim, assim como no último levantamento.
Desse número, 57% ainda se encontra em fase de frutificação e 22% permanece em floração. Enquanto isso, 15% há avançaram para maturação e 6% continua em descanso vegetativo.
No que diz respeito à 2ª safra de milho no estado do Paraná, 65% do plantio ainda se encontra em estado germinativo e 35% avançaram para descanso vegetativo. Do total da área cultivada, 9% já foi plantada, contra os 3% divulgados na semana passada.
De acordo com o agrometeorologista da Climatempo João Castro, podemos dividir o ciclo da cultura do milho em duas fases bem definidas: fase vegetativa e fase reprodutiva. “O impacto das condições adversas de tempo, principalmente chuva, se torna fator limitante em todos os estádios fenológicos de ambas fases da cultura, sendo fundamental para definir a produtividade da lavoura, refletindo diretamente nos lucros do produtor”, afirma Castro.
Durante os próximos dias, as condições para chuva vão continuar altas sobre o estado do Paraná. Devido ao calor e a alta umidade disponível no ar, nuvens carregadas se formam e provocam chuva em praticamente todas as áreas entre a tarde e a noite.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura