Tecnologia de tratamento e manejo auxilia grãos de café na conquista de prêmio internacional do setor

04.11.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Com a chancela do Sistema AgCelence Café da BASF, a Fazenda Santa Terezinha, de Pedregulho (SP), e a Fazenda Sertãozinho, localizada no sul de Minas Gerais, conquistaram a primeira colocação na maior e mais representativa premiação do segmento: Coffee of the Year 2013. O prêmio foi concedido durante a Semana Internacional do Café, evento realizado em setembro em Belo Horizonte (MG).

Em degustação às cegas, o público participante escolheu o melhor café dentre todas as regiões produtoras do grão no País.

Para o Engenheiro Agrônomo, Eder Carvalho Sandy, da Fazenda Santa Terezinha (SP), o Sistema AgCelence Café contribuiu em grande parte para esse sucesso. “O Sistema agregou muito na questão fitossanitária e, consequentemente, na qualidade do fruto. O fruto ficou mais resistente, mais saudável. E isso é ótimo, porque há uma melhora no sabor do café” afirma Sandy, que já fez uso do Sistema em outras safras. “O manejo é fácil e o resultado é ótimo. Por isso usamos novamente. E vamos repetir”, completou.

De acordo com Daniel Vieira, gerente de Cultivo Café da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil, a tecnologia permite a melhor relação de transformação da água, luz e nutrientes em energia e, com isso, aumenta a produtividade e qualidade dos grãos, além de proporcionar, em média, rentabilidade de 10% na lavoura.“Dos dez premiados, quatro deles utilizam o Sistema AgCelence Café da BASF”, complementa Vieira.

Sistema AgCelence Café

O Sistema AgCelence Café é um modelo de manejo integrado composto pelo uso sequencial de três fungicidas, porém com objetivos distintos. O procedimento inicia logo após a colheita dos frutos, quando aparecem os primeiros sinais de doença. Nesta etapa é utilizado o fungicida Cantus, que ajuda a garantir a proteção das folhas e ramos. Dando continuidade, no período de pré e pós florada são utilizados os fungicidas Cantus e Comet.

A última etapa esta relacionada à saúde dos frutos e folhas com o uso do fungicida Opera®, que proporcionará, além do controle fitossanitário, maior quantidade e uniformidade de grãos cereja. “Os principais benefícios do Sistema AgCelence Café são maior produtividade, maior percentual de grãos cereja e maior enfolhamento pós colheita, propiciando uma menor bienalidade na produção , ou seja, a lavoura fica turbinada de colheita a colheita”, finaliza Vieira.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro