Cerca de 80 produtores serão beneficiados com doação de cana-de-açúcar pela Seagro

01.11.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

As duas toneladas de cana-de-açúcar que cada um dos produtores rurais recebeu na manhã desta sexta-feira, 1º, da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), irão se tornar mais de 20 mil quilos no próximo ano e poderão chegar a 200 toneladas em 2015. Tudo porque cada tonelada pode ser multiplicada em dez, se tiver manejo correto. A primeira entrega da cana, que servirá para auxiliar na alimentação do rebanho no próximo período de estiagem, foi feita pelo secretário Jaime Café. Ao todo, cerca de 80 produtores de diversas cidades do Estado serão beneficiados.

Café explicou que a intenção é fornecer ao produtor rural variedades de cana adaptadas à região, após o uso de tecnologia em pesquisas realizadas no Centro Agrotecnológico de Palmas, onde as variedades foram cultivadas. “São variedades com maior produtividade por hectare, com melhor desenvolvimento no mesmo espaço de tempo e com maior teor de açúcar. Tudo isso contribui para que o gado engorde mais rápido, para que a produção de leite seja maior e até para que haja crescimento na produção de rapadura e cachaça”, acrescentou.

O secretário disse que a intenção da Seagro é diversificar ainda a produção agrícola aos pequenos produtores, dando-lhes mais uma opção de alimentação para o rebanho durante a seca, que vai de maio a outubro, no Tocantins. Cada produtor pôde escolher as variedades para levar para cultivar.

Oportunidade

O produtor Luan Henrique Deitos veio de Gurupi, no Sul do Estado, a 230 km de Palmas, para levar as mudas. A intenção é plantar a cana para ter alimentação suficiente para o gado quando o pasto começar a faltar, no próximo ano. Ele cria 22 cabeças de gado leiteiro e tem produção diária de cerca de 300 litros por dia, que são fornecidos para uma sorveteria. “É uma cana de boa qualidade, com alta produtividade por hectare, e que será muito bem-vinda na propriedade. Estamos no momento de plantar para não faltar em 2014”, comemorou.

O engenheiro agrônomo da Seagro Luiz Antônio Vieira, comentou ainda que a intenção do Governo do Estado é fomentar o plantio de cana-de-açúcar para que esses produtores sejam multiplicadores da atividade. “Não é muita cana que estamos oferecendo, mas já serve para que a atividade seja iniciada”, frisou, acrescentando que os interessados devem entrar em contato com a Supervisão de Desenvolvimento Vegetal da Seagro para receber a autorização para coletar a cana no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Dados

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), atualmente o Tocantins conta com uma área de 31,1 mil hectares plantados com cana-de-açúcar para a safra 2013/2014. A previsão é que a produção alcance 2 milhões e 297 mil toneladas. No ranking nacional, o Tocantins também é destaque e já se encontra entre os dez maiores estados produtores de álcool.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro