Nova tecnologia da Monsanto para algodão confere proteção inédita contra a lagarta Helicoverpa armigera

13.11.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

A Monsanto acaba de lançar a tecnologia Bollgard II Roundup Ready Flex, uma nova aliada do produtor no controle de plantas daninhas e proteção contra as principais pragas da cultura do algodão no Brasil, como as lagartas do gênero Helicoverpa, que têm preocupado os agricultores brasileiros e causado prejuízos nas lavouras do país.

As lagartas do gênero Helicoverpa – incluindo a Helicoverpa armigera – atacam os botões florais, as flores e as maçãs das plantas. Após devastar culturas em várias regiões e causar prejuízos no Oeste da Bahia – região mais afetada pela lagarta – o problema ganhou proporção nacional e internacional. Os prejuízos causados pela Helicoverpa armigera, praga que até recentemente não havia sido identificada no Brasil, são estimados em R$ 2 bilhões aos produtores do país.

Além da Helicoverpa armigera, a nova tecnologia da Monsanto confere proteção contra o curuquerê do algodoeiro (Alabama argillacea), a lagarta rosada (Pectinophora gossypiella), a lagarta da maçã (Heliothis virescens), a falsa medideira (Chrysodeixis includens), as lagartas do complexo Spodoptera (Spodoptera spp) e as lagartas da espiga ou da maçã (gênero Helicoverpa).

"A tecnologia Bollgard II RR Flex é a melhor opção para o cotonicultor, pois combina proteção da lavoura, controle de pragas, redução do uso de inseticidas e facilidade de manejo, contribuindo para o retorno econômico e para a sustentabilidade do negócio de algodão”, afirma Eduardo Navarro, gerente de marketing de algodão da Monsanto.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro