CESB registra cerca de 600 áreas inscritas nos primeiros meses do lançamento do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja – Safra 2013/2014

26.11.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

As inscrições para o Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja - Safra 2013/2014, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), já ultrapassaram a impressionante marca de 500 áreas inscritas, espalhadas por 17 Estados e 202 munícipios brasileiros, nos três primeiros meses após a abertura das inscrições. Com grande colaboração dos patrocinadores e de alguns parceiros, o Desafio, que já se consagrou como uma das maiores referências nacionais de estímulo à produtividade da soja, teve um aumento significativo no número de inscrições em relação ao mesmo período do ano passado.

Agricultores de todas as regiões do País já se inscreveram na competição, que pela primeira vez terá uma meta para os participantes alcançarem: 115 sacas/hectare, a fim de superar o recorde de produtividade de soja da premiação. Para participar os produtores e técnicos devem se inscrever pelo site www.cesbrasil.org.br até o dia 15 de janeiro de 2014 e preencher todas as fichas solicitadas.

“Na edição do Desafio da safra passada, o Campeão Nacional alcançou a média de 110,5 sacas/hectare, o maior índice obtido desde a criação do prêmio. Este resultado comprova que os produtores têm capacidade e criatividade para superar a média nacional de 48,9 sacas/hectare”, afirma Orlando Martins, presidente do CESB. “Nosso objetivo ao estabelecer esta meta é incentivar os sojicultores a ultrapassarem barreiras e inovarem nas técnicas de cultivo, a fim de que outras práticas sejam descobertas e contribuam para o aumento da produtividade de soja no País”, finaliza.

Outra novidade do Desafio da Safra 2013/2014 é a permanência do Campeonato Municipal, devido ao sucesso obtido na primeira edição – participaram mais de 300 munícipios espalhados por 15 Estados brasileiros. Nesta categoria, só poderão concorrer os municípios que tiverem pelo menos cinco áreas inscritas. Os vencedores serão prestigiados com um diploma de reconhecimento e a divulgação do resultado em jornais locais, revistas, veículos de cooperativas e sindicatos, informativos de entidades renomadas e no site do CESB. Todos os campeões municipais serão conhecidos com o término da colheita, após 15 de maio, quando se encerra o Desafio.

O Desafio Nacional de Máxima Produtividade tem como objetivo estimular produtores e técnicos a utilizarem as melhores práticas de cultivo, as recomendações de pesquisas e as cultivares mais adequadas para cada região visando contribuir com o aumento da produtividade, sustentabilidade e economia da sojicultura no Brasil. O Desafio conta com as seguintes categorias: Campeão Nacional (soja irrigada), Campeões Municipais, Campeões Estaduais e Campeões Regionais - Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste – (soja de sequeiro – um deles é também Campeão Nacional).

O Campeão Nacional de soja irrigada e os quatro campeões regionais de soja não irrigada receberão como prêmio uma viagem técnica aos Estados Unidos, em agosto de 2014, na qual, entre outras atividades, visitarão culturas de soja de alta produtividade, centros de pesquisas e universidades. Os ganhadores de todas as categorias receberão um certificado do CESB e passarão a ser reconhecidos em seus municípios e Estados como referências em produtividade de soja no País.

Atualmente, o CESB é composto por 16 Membros e oito entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, TMG, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem, Instituto Phytus e Arysta Lifescience do Brasil.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro