Soja-perene é uma boa opção para pastagem afirma pesquisador

31.10.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Produzir mais com menos e sem agredir o meio ambiente. Essas são duas preocupações atuais dos agricultores brasileiros. Segundo o engenheiro agrônomo e pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Nutrição Animal e Pastagens no Instituto de Zootecnia (IZ), Valdinei Tadeu Paulino, a Soja-perene é uma ótima opção para pastagem.

É por esse motivo que a Piraí Sementes começou uma campanha para essa espécie de adubo verde. A Soja-perene melhora o manejo das pastagens, incrementa o estoque de carbono no solo, aumenta a qualidade das pastagens além de reduzir a emissão de metano.

Em palestra realizada durante o Encontro de Adubação de Pastagens da Scot Consultoria - Tec-Fértil, na cidade de Ribeirão Preto (SP) no final de setembro, ele falou sobre o tema: “Melhorias no manejo das pastagens incrementam a produção de forragem e podem elevar o estoque de carbono, tais como adubação nitrogenada estratégica, pressão de pastejo adequada, uso de espécies de capins melhorados. O manejo adequado das pastagens além de incrementar o estoque de carbono no solo, pode reduzir as emissões de metano (metanogênese). Essa redução pode estar associada à alta qualidade dos capins e/ou leguminosas (disponibilidade e digestibilidade) e/ou conteúdo de metabólitos secundários tais como taninos, decorrente do incremento da proteína não degradada que chega ao intestino. Os sistemas de pastejo com taxas de lotação sustentáveis podem ser usados para manejar a qualidade das pastagens”, afirmou.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro