Test Drive exclusivo com a semeadora Plantor 2450 da Crucianelli

Com opções de 24 a 32 linhas, a Plantor, da Crucianelli, chega ao Brasil com um projeto cheio de sistemas modernos e muita tecnologia embarcada, focada nos produtores que buscam precisão na semeadura

01.12.2025 | 10:41 (UTC -3)

Ainda pouco conhecida no Brasil, a Crucianelli é uma empresa tradicional no mercado Argentino. Lá, ela é líder de mercado, produzindo semeadoras e distribuidores de fertilizantes há muitos anos. Estar entre as cinco maiores empresas de plantio do mundo até 2030 está nos planos da empresa. E o Brasil é uma peça importante para alcançar este objetivo. A fábrica na Argentina está localizada na cidade de Armstrong, província de Santa Fé, que é o berço da indústria argentina de máquinas agrícolas. Eles se especializaram em máquinas de plantio e trazem para o Brasil sua experiência e novidades que contaremos aos nossos leitores.

A máquina que testamos para esta edição é uma da pré-série de fabricação no Brasil, produzida na fábrica de São Carlos, no estado de São Paulo. A Crucianelli estabeleceu um acordo com o conhecido grupo brasileiro Piccin, para compartilhar espaço e experiências destas duas tradicionais empresas.

Estabeleceu-se, então, a Aliança Crucianelli – Piccin (ACP) com a união estratégica das duas empresas, compartilhando áreas estratégicas e continuando com a ação individual em outras áreas. A Crucianelli construiu, então, seu próprio pavilhão, onde estão sediadas as suas áreas de Engenharia e Produção, e todas as outras áreas comuns ela compartilha na aliança.

A semeadora Plantor 2450 que testamos é da família Plantor, talvez a mais importante fabricada atualmente pela marca e que foi escolhida para o Brasil, pela reconhecida exigência do nosso mercado.

A linha Plantor tem duas estruturas, uma que se fecha em 3,9 m, após a articulação, e outra que fica com largura de transporte de 3,2 m, o que simplifica muito o deslocamento de um local para outro com as normas adotadas no Brasil. A de 3,9 m é fabricada na Argentina desde 2016 e teve grande comercialização, principalmente para o leste europeu e para toda a América do Sul. Possui três chassis, de 12 m e 26 linhas, 15 m e 32 linhas, e 18 m com 38 linhas, sempre com um espaçamento padrão de 50 cm entre linhas. Esta máquina pode ser comercializada sem aplicação de fertilizante na linha, de acordo com o sistema adotado pelo produtor rural.

As máquinas que, ao serem fechadas para o transporte, reduzem a largura para 3,2 m, apresentam-se em configurações de 12 m e 24 linhas e 15 m e 30 linhas, podendo chegar a 32 linhas, com múltiplos de 90 m, espaçamento usado no algodão em algumas regiões. O espaçamento entre linhas de 50 cm é o padrão.

A Plantor tem uma estrutura formada por um chassi central com seis linhas e outras 18 linhas distribuídas nas asas laterais, nove em cada
A Plantor tem uma estrutura formada por um chassi central com seis linhas e outras 18 linhas distribuídas nas asas laterais, nove em cada

Para atender as necessidades do pós-venda de toda a sua linha de produtos, a Crucianelli estabeleceu uma rede de concessionários para a comercialização e o atendimento de clientes, sendo a maioria da rede de dealers da Precision Planting, de forma que grande parte do país está totalmente coberta. Para dar maior atenção à reposição de componentes, a empresa decidiu por um sistema bastante inovador em relação à maioria dos fabricantes brasileiros. Eles entregam em consignação as principais peças das máquinas para concessionário, ou diretamente para o cliente, quando a sua área está distante da concessionária mais próxima.

O treinamento dos usuários está sendo fornecido pela marca diretamente pelos concessionários, mas a atividade de cursos e treinamento está sendo intensificada à medida que os produtos forem sendo comercializados no país.

Na Argentina, esta máquina foi premiada com o Prêmio CiTA (Premio a la Innovación em la Tecnologia Agropecuária) na categoria semeadura, pelo seu sistema de dosificação e abastecimento de sementes, no ano de 2019. Este prêmio é um dos mais importantes do setor.

O sistema pantográfico de corte de palha e abertura do sulco para a colocação do fertilizante é individual e não depende do sistema de colocação das sementes
O sistema pantográfico de corte de palha e abertura do sulco para a colocação do fertilizante é individual e não depende do sistema de colocação das sementes

Estrutura da máquina

A máquina tem uma estrutura formada por um chassi central com seis linhas e outras 18 linhas distribuídas nas asas laterais, nove em cada. O engate ao trator compõe-se de uma primeira parte pantográfica ligada à barra de tração do trator, com macaco para a regulagem da altura de engate e corrente de segurança e que se articula para manter a máquina nivelada e independente. A segunda seção é um triângulo de longarinas formando uma estrutura robusta presa a este chassi central.

A máquina pode ser acionada totalmente pelo sistema hidráulico do trator, através das válvulas de controle remoto (VCRs), no entanto, se este não tiver capacidade ou tomadas em número necessário, uma unidade hidráulica em separado, acionada pela tomada de potência (TDP) do trator, pode ser usada. Esta unidade composta de bomba, e um depósito auxiliar, aciona a turbina, fabricada na Argentina, com corrente de ar positiva. A unidade hidráulica em separado é interessante de ser usada para aliviar o trator, mesmo que tenha vazão necessária. A maioria dos componentes da Plantor são fabricados aqui no Brasil, no entanto a turbina acionada por um motor hidráulico gera uma corrente de ar. Na saída, um tubo que vem da turbina há um divisor em três saídas, uma para cada depósito. Os demais comandos permanecem nas VCRs com o conjunto de mangueiras hidráulicas para o acionamento da máquina.

Os depósitos fabricados em polietileno, por um processo de rotomoldagem, estão arranjados na estrutura central, de forma que o depósito principal de sementes está à frente e os dois de fertilizantes atrás
Os depósitos fabricados em polietileno, por um processo de rotomoldagem, estão arranjados na estrutura central, de forma que o depósito principal de sementes está à frente e os dois de fertilizantes atrás

Os depósitos fabricados em polietileno, por um processo de rotomoldagem, estão arranjados na estrutura central, de forma que o depósito principal de semente está à frente e os dois de fertilizante, atrás. Os depósitos, tanto de sementes como de fertilizantes, têm capacidade de 2.400 l cada, têm no fundo um defletor para alívio do peso sobre a saída do produto e na parte superior uma tela aço inox, para evitar a entrada de agregados de sementes e adubo que se formam com a umidade. A tampa pode ser aberta totalmente, com um sistema de suspensão, para proteger as dobradiças. O fechamento usa uma trava de engate rápido. Portanto, cada depósito tem capacidade para dois bags, assim cabendo quatro bags nos depósitos de fertilizantes e dois bags no depósito frontal de semente. Uma lona foi colocada para envolver os depósitos quando a máquina estiver em armazenamento.

Uma das características da Plantor que visualizamos no teste é a versatilidade, pois desta configuração original que descrevemos, os depósitos podem ser usados todos com semente ou mesmo usar-se os dois depósitos traseiros, originalmente com fertilizantes, para sementes, e o dianteiro com algum outro tipo de semente, fazendo consorciação. A troca é relativamente fácil e está prevista no projeto de utilização da máquina.

Toda a estrutura central da máquina está suportada por dois pares de grandes rodas de apoio, com pneus de alta capacidade de suporte e com grande área de contato, e as asas são apoiadas nas extremidades em rodas que giram e acompanham o movimento. Quando a máquina se fecha para o transporte, os rodados das extremidades das asas são movimentados para frente, tornando a máquina rebocada, totalmente apoiada nos rodados, descarregando peso no cabeçalho de engate. O acesso aos depósitos é feito pela parte de trás da máquina, por uma escada, protegida por corrimão.

Ao iniciar a subida na máquina, vê-se uma das características particulares da Plantor. O acesso para a manutenção é muito facilitado, pois a máquina não tem carenagem, sendo tudo fácil de encontrar e realizar a manutenção. Esta é uma das contribuições da engenharia argentina, que prioriza a simplicidade para manutenção.

Toda a estrutura central da máquina está suportada por dois pares de grandes rodas de apoio, com pneus de alta capacidade de suporte e com grande área de contato, e as asas são apoiadas nas extremidades em rodas que giram e acompanham o movimento
Toda a estrutura central da máquina está suportada por dois pares de grandes rodas de apoio, com pneus de alta capacidade de suporte e com grande área de contato, e as asas são apoiadas nas extremidades em rodas que giram e acompanham o movimento

Outro detalhe interessante é que as mangueiras hidráulicas vão por dentro das barras e os chicotes elétricos e eletrônicos envolvidos em eletrocalhas, para proteção. A união entre as mangueiras nas partes fixas da máquina é feita com trechos de tubos hidráulicos, entendendo-se que a dissipação do calor é facilitada. O ar em pressão positiva que movimenta os produtos, semente e fertilizante, vai por dentro do tubo das asas, que é vedado.

Por uma decisão do fabricante, sempre que a máquina for equipada com vDrive, haverá um alternador, que garante a estabilidade da corrente elétrica para acionamento do sistema. Outra decisão importante no projeto é que, quando estivermos tratando de larguras de trabalho superiores a 15 m, haverá cilindros hidráulicos gerando carga para as asas, de forma a manter sempre a profundidade de trabalho.

Sulcamento e fechamento de sulco

O sistema pantográfico de corte de palha e abertura do sulco para a colocação do fertilizante é individual e não depende do sistema de colocação das sementes. Ele vai à frente, preso diretamente na barra que é a própria asa lateral e tem uma variedade de regulagens de posição. O sulcador utilizado pode ser de disco duplo ou de haste, tipo botinha. O disco de corte da palha e que inicia a abertura do sulco tem independência com o sulcador de fertilizante e é dotado de um movimento lateral.

Na linha de fertilizante foram colocados sensores de fluxo, que mostram no monitor, colocado na cabina do trator, a informação de interrupção do produto.

Na linha de fertilizante foram colocados sensores de fluxo, que mostram no monitor, colocado na cabina do trator, a informação de interrupção do produto
Na linha de fertilizante foram colocados sensores de fluxo, que mostram no monitor, colocado na cabina do trator, a informação de interrupção do produto

Dosificação de fertilizante e sementes

Uma das principais partes de uma máquina que coloca sementes é composta pelo conjunto do sistema de armazenamento, transporte e dosagem de sementes e a abertura do sulco e colocação das sementes. Também são importantes as atividades de fechamento e compactação do solo sobre as sementes, para o processo de germinação e emergência.

A Plantor utiliza um sistema mecânico pantográfico, independente do sistema, que faz a abertura e a colocação de fertilizante. A dosagem se inicia na parte de baixo do depósito de sementes quando uma corrente de ar vertical suspende a massa de sementes, que depois será conduzida pelas mangueiras até o dosador. Antes do sulcador, um disco limpa trilho, também pantográfico, controla o perfil do sulco.

O dosador de sementes é um dos pontos altos desta máquina que testamos. Usa o sistema vDrive para o acionamento elétrico e o vSet para a dosagem precisa das sementes, ambos produtos da marca Precision Planting, parceira da Crucianelli nesta linha de equipamentos. Com este sistema é possível fazer o corte da linha, nas áreas onde já ocorreram a colocação de sementes e a compensação de curva, para manter a precisão da distância de introdução das sementes.

O dosador de sementes é um dos pontos altos desta máquina que testamos, com o sistema vDrive para o acionamento elétrico e o vSet para a dosagem precisa da sementes
O dosador de sementes é um dos pontos altos desta máquina que testamos, com o sistema vDrive para o acionamento elétrico e o vSet para a dosagem precisa da sementes
A Plantor possui também o sistema DeltaForce da Precision Planting, que realiza o controle automático do perfil de sulco, garantindo também uma profundidade homog
A Plantor possui também o sistema DeltaForce da Precision Planting, que realiza o controle automático do perfil de sulco, garantindo também uma profundidade homog

Também para manter a qualidade na colocação da semente, o sistema DeltaForce da Precision Planting foi adotado. A sua principal função é o controle do downforce, que é a força que o carinho plantador faz no solo, controlando de forma automatizada a padronização do perfil do sulco. Para isso, utiliza um cilindro hidráulico de pressão positiva e negativa, ou seja, auxiliado pela informação que fornece uma célula de carga, corrige linha por linha também a profundidade.

As células de carga são colocadas uma em cada linha, trabalhando a uma frequência de 200 Hz, faz cinco correções por segundo, de maneira que, em um cálculo rápido, se deduz que quando a máquina estiver desenvolvendo velocidade de operação de 8 km/h a correção do pistão ocorre centímetro a centímetro.

Usando o sistema da Precision Planting, o monitor modelo 20-20 controla todo o processo de semeadura e adubação e a parte operacional da atividade é controlada em outro monitor, que usa padrão Isobus, portanto totalmente compatível com os tratores que adotam este protocolo.

A base de todo o projeto desta máquina foi manter um sulco homogêneo e equilibrado para posicionamento do adubo, o que, segundo se sabe, favorece a germinação e o impulso inicial da emergência da planta. Por isso, também foi colocado um sistema de regulagem da profundidade, que controla de centímetro em centímetro e tem uma posição intermediária, de meio curso, fazendo o controle de profundidade a cada 1 cm e 1,5 cm.

A semeadora Plantor 2450 que testamos é da família Plantor, talvez a mais importante fabricada atualmente pela marca e que foi escolhida para o Brasil, pela reconhecida exigência do nosso mercado
A semeadora Plantor 2450 que testamos é da família Plantor, talvez a mais importante fabricada atualmente pela marca e que foi escolhida para o Brasil, pela reconhecida exigência do nosso mercado

Fechamento da máquina para transporte

Um teste que fizemos com esta máquina foi do sistema de fechamento das asas e recolhimento da máquina para o transporte. É de impressionar as novidades em relação ao que se tem no mercado. Um sistema exclusivo da Crucianelli e que foi patenteado pela marca faz o acionamento de pistões hidráulicos, colocados entre as asas e o chassi central, de modo que somente o módulo pantográfico dos discos de corte e do adubo sobem e o da semente articula de modo separado, ficando em um plano inferior, para não elevar demais o centro de gravidade.

A máquina fica então apoiada nos quatro rodados centrais e os rodados de apoio das extremidades das asas avançam à frente, para o apoio. A sequência da operação de recolhimento para o transporte é muito semelhante à sequência de ações de um robô transformer, muito conhecido das crianças.

Local do teste

O local do nosso teste com a semeadora Crucianelli Plantor foi no município de Morro Agudo, no estado de São Paulo, em uma área de produção dos Primos Agro, que nos receberam para proporcionar esta avaliação. Tivemos a enorme colaboração do engenheiro Maximiliano Cassalha, que tem larga experiência em várias empresas de máquinas agrícolas e atualmente lidera este processo de vinda da Crucianelli ao Brasil, e também de Juan Pablo Nunes Marques, que é operador de máquinas e nos auxiliou a mostrar as características do equipamento, em uma área de renovação de canavial, que agora está recebendo uma safra de soja em um terreno preparado e com pouca palhada. No entanto, a Crucianelli tem outra máquina trabalhando no Centro-Oeste brasileiro, com condições de sucessão de soja e rotação com milho, em plantio direto.

O Test drive foi realizado numa área de recuperação de canavial dos Primos Agro, em Morro Agudo, no estado de São Paulo
O Test drive foi realizado numa área de recuperação de canavial dos Primos Agro, em Morro Agudo, no estado de São Paulo

Opcionais

Embora a Plantor tenha vários equipamentos que podem ser adquiridos como opcionais, no modelo que testamos eram próprios da versão. Um item que é sempre opcional é o reservatório e sistema de acionamento para colocação de inoculante no sulco, da Orion, que fornece todos os componentes para a Crucianelli montar na máquina. O abastecimento do produto é feito de maneira independente da semeadora, com bomba externa.

Este sistema é muito utilizado por produtores, principalmente do Centro-Oeste, sobretudo de Mato Grosso e Goiás, e do Sudeste, como nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Considerações finais

O nosso teste constitui no acompanhamento do trabalho da máquina em uma área de solo preparado com sucessivas gradagens. Os fatores principais que analisamos foram relacionados à capacidade da máquina em fazer a abertura do sulco e introduzir o fertilizante e a semente, avaliando seus componentes, a articulação das linhas e o sistema de abertura e fechamento da máquina para o transporte.

Nota-se que no projeto da máquina foi dada uma atenção especial aos sistemas de colocação de fertilizante e semente, montando duas estruturas pantográficas separadas e independentes. Buscou-se praticidade e poder de corte, oferecendo diferentes sulcadores para o fertilizante. O sistema adotado pela Crucianelli para o controle da abertura do sulco e a manutenção da sua uniformidade foi confiado à Precision Planting, com o sistema de controle da pressão das linhas, em sua versão completa e mais moderna. O DeltaForce usa um cilindro hidráulico que atua nos dois sentidos, para baixo e para cima, diferentemente dos sistemas que apenas pressionam a linha, existentes na maioria das semeadoras no Brasil.

A máquina abre e fecha rapidamente, com um sistema exclusivo da marca, que levanta somente o módulo dos discos de corte e adubo, mantendo os discos de sementes num plano inferior para garantir o centro gravitacional baixo
A máquina abre e fecha rapidamente, com um sistema exclusivo da marca, que levanta somente o módulo dos discos de corte e adubo, mantendo os discos de sementes num plano inferior para garantir o centro gravitacional baixo

Quanto ao sistema de dosagem de sementes e fertilizante e o acompanhamento da plantabilidade, novamente foi escolhido o sistema completo da Precision Planting, com vSet para a dosagem precisa e o vDrive para o acionamento elétrico do mecanismo dosador. Para o acompanhamento da qualidade da operação da cabina usa-se o monitor 20-20.

Outra característica bem avaliada foi a versatilidade da máquina, que dispõe de três depósitos, que podem ser utilizados de forma diversa para sementes e fertilizante, com pequena necessidade de adaptação. Enfim, uma experiência gratificante, em que pudemos conferir com exclusividade as características de um dos modelos desta marca que chega ao Brasil com anos de experiência e que ajudará a elevar o nível das operações de semeadura de precisão.

José Fernando Schlosser,
Laboratório de Agrotecnologia/Nema/UFSM

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Background Newsletter

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura