O atual nível de competitividade que se estabeleceu na agricultura brasileira, não nos permite mais executarmos tarefas agrícolas de modo empírico, ou seja, aprendi assim, faço como todos fazem, etc.
Uma tarefa que exige muito do trator é sem duvida, a preparação do solo. Nesta tarefa você deverá utilizar a potência máxima disponível, do trator, pois o implemento utilizado, subsolador, grade aradora ou arado, consumirá muita potência e em conseqüência combustível e tempo.
Hoje ainda encontramos operadores que simplesmente engatam o implemento no trator e começam a operação. Esta com certeza não é a maneira mais adequada.
Nossa sugestão, é que esta tarefa seja executada com eficiência tal, que garanta produtividade, economia de combustível, de pneu e de tempo, podendo assim disponibilizar o trator para outras tarefas e assim o custo da produção será reduzido.
• Você deve certificar-se de que o implemento a ser utilizado é compatível com o trator. Em caso de dúvida consulte o fabricante do trator e/ou implemento.
• O implemento deve estar acoplado e ajustado, de maneira a garantir um serviço uniforme.
• Verifique se a pressão de inflação de todos os pneus estão de acordo com o recomendado pelo fabricante, em caso de dúvida consulte o fabricante do pneu ou a ALAPA (Associação Latino Americana de Pneus e Aros).
Agora que o trator & implemento estão afinados, vá até a área a ser trabalhada e marque 100 mts linear.
Coloque a marcha e RPM adequado ao implemento e marque o tempo que o trator demora para fazer os 100 mts com o implemento levantado.
Depois, volte e partindo do mesmo ponto marque quanto tempo o trator demora para fazer os 100 mts, agora com o implemento abaixado.
Digamos que com o implemento levantado, demorou 45 segundos e com o implemento em operação, demorou 54 segundos, isto quer dizer que o trator está com índice de patinagem de 20%, máximo aceitável para pneu diagonal e para o pneu radial o índice máximo de patinagem é 15%.
Patinagem abaixo de 5% pode significar que o trator está carregando peso excessivo desnecessariamente.
Tão importante quanto às recomendações acima, é a correta pressão de inflação, que com certeza garantirá boa performance do trator em serviço agrícola e ainda prolongará a vida útil do pneu, evitando stress de carcaça, compostos, mantendo o flexionamento projetado para cada tamanho de pneu.
Quando a pressão de inflação está abaixo do recomendado, ocorrerá uma deformação do “ FOOTPRINT “ ( pegada do pneu no solo ) evidenciando os ombros do pneu, trincas radiais poderão aparecer nos costados, haverá aumento do flexionamento e isto elevará a temperatura que poderá comprometer a integridade dos compostos.
As barras apresentarão um desgaste rápido e irregular próximo aos ombros, a capacidade de tração ficará reduzida podendo ocorrer “RIM SLIP” (pneu rodar no aro).
Quando a pressão de inflação está acima da recomendada, ocorrerá uma deformação do “FOOTPRINT” tornando-o oval, evidenciando o centro da rodagem, a capacidade de tração será reduzida, pois somente parte das barras estão em contato com o solo, o desgaste também será rápido e irregular na linha de centro da rodagem e a carcaça ficará mais suscetível à quebra por impacto.
Quando a pressão de inflação é a recomendada, o “FOOTPRINT” será retangular e compatível com o desenho da rodagem. A carga estará melhor distribuída, a deflexão será otimizada a tração e as outras funções do pneu serão como as projetadas.
A pressão de inflação também está diretamente ligada à compactação do solo, por ex. um pneu 18.4-30 12PR com uma carga de 3.180 kg/pneu inflado a 32 psi estará compactando o solo em 32 psi, se porém, reduzirmos a carga para 2.000 kg e mantivermos os 32psi este continuará sendo o valor da compactação.
Compactação do solo é um assunto bastante complexo, está na pauta de todo assunto envolvendo agricultura e sua prevenção demanda um estudo aprofundado da estrutura do solo, porosidade, influência dos equipamentos que transitam na lavoura, etc, este será um capítulo à parte envolvendo especialistas no assunto. No nosso caso vamos tratar do que temos de informação sobre pneus Diagonais, Radiais Polegada, Radiais Milimétrico .
Recentemente efetuamos testes comparativos, para colhermos dados sobre o desempenho de um trator com a seguinte configuração:
RESUMO COMPARATIVO – RADIAL X DIAGONAL
VD= VELOCIDADE DESLOCAMENTO
PT= PATINAGEM
FT= FORÇA TRAÇÃO
CO= CAPACIDADE OPERACIONAL ( EFICIENCIA )
CA= CONSUMO POR AREA
O primeiro quadro refere-se ao obtido durante os testes.
No segundo quadro, tendo o pneu diagonal DTII como nível 100, temos o percentual de melhoria nas outras construções, lembrando que o sinal positivo ou negativo colocado ao lado de cada item refere-se ao desejado naquele item, por ex: PT (patinagem) espera-se o menor índice para se obter o melhor desempenho. CA (consumo por área) quanto menor o consumo de combustível melhor. CO (capacidade operacional – eficiência) quanto maior for a área trabalhada/hora melhor para o desempenho.
Como podemos ver no quadro o radial milimétrico tem o melhor desempenho que as outras duas construções.
O objetivo é oferecer ao cliente dados que o auxiliarão na melhor opção de pneus agrícolas, já que muitos estão investindo em agricultura de precisão, oferecemos também a melhor tecnologia disponível e com isso esperamos melhorar o desempenho do equipamento.
Goodyear
* Confira este artigo, com fotos e tabelas, em formato PDF. Basta clicar no link abaixo:
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