Rotação e sucessão de culturas como estratégias para o manejo do nematoide reniforme
Por Guilherme Lafourcade Asmus, Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste
A tecnologia conhecida como MPB, ou mudas pré-brotadas, é caracterizada como um sistema de multiplicação de cana de açúcar que tem como princípio o plantio de plântulas. O cultivo com essa metodologia garante mudas de origem conhecida, saudáveis, livres de pragas e doenças e com alto índice de pegamento.
No entanto, por se tratar de uma planta pré desenvolvida, ela não contém nenhuma estrutura de reserva e por isso é extremamente sensível ao déficit hídrico. Desta maneira, para o estabelecimento da cultura é necessário que se faça o uso de algum método de irrigação. O gráfico a seguir mostra qual a maior dificuldade em se adotar o plantio por MPB.
A irrigação pode ser feita de várias formas. O método mais utilizado é através de caminhões pipas adaptados, entretanto, além do baixo rendimento e pouca eficiência no aproveitamento da água, são processos com custos elevados, podendo chegar, por dia de irrigação, a R$300,00 por hectare.
Pensando em resolver esse problema, a Netafim, junto às usinas e fornecedores, desenvolveu KITs MÓVEIS de irrigação para pegamento e manutenção do MPB. Esses kits são compostos por uma unidade móvel de bombeamento (motobomba a diesel e filtros manuais de disco; tubulações flexíveis – flex net e tubos gotejadores de parede média a fina superficiais).
Os principais benefícios desses kits são: eficiência na disponibilização de água para as plantas; fácil montagem e recolhimento; redução de mão de obra; e economia no custo do transporte de água. Além disso, o valor pago por esse tipo de kit representa cerca de 50-60% do valor da irrigação por caminhões adaptados.
Várias unidades produtoras do estado de São Paulo estão adotando o método e até o momento já vislumbraram suas características, conseguindo assim implantar seus canaviais sem depender das condições climáticas cada vez mais instáveis.
Daniel Botelho Pedroso, especialista agronômico, Netafim Brasil
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Por Guilherme Lafourcade Asmus, Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste
Construída com materiais mais leves, a plataforma Flexer XS 50 da GTS testada pela Cultivar Máquinas surpreende pelo seu projeto limpo e eficiência dos seus sistemas de corte, copiamento do solo e transporte do produto para a colhedor