Novo cenário para a agricultura
Por Fernando Mendes Lamas, Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste
Formulação que fornece macro e micronutrientes, bioestimulantes, enraizantes, ácidos orgânicos, micro-organismos e aminoácidos essenciais, desenvolvida para tratamento de sementes, eleva em 4,38 sacas por hectare a produtividade média da soja em experimentos realizados em cinco regiões do Rio Grande do Sul.
Pack Seed elevou a produtividade da soja em 4,38 sacas por hectare. O produto, desenvolvido pela Spraytec para tratamento de sementes, foi testado em cinco regiões do Rio Grande do Sul. Cem por cento biodegradável, Pack Seed é economicamente viável e ecologicamente correto. Trata-se de uma tecnologia disruptiva com uma formulação completa, que fornece macro e micronutrientes, bioestimulantes, enraizantes, ácidos orgânicos, micro-organismos e aminoácidos essenciais altamente disponíveis para a planta. Por ser um complexo nutricional completo em um único produto, Pack Seed fornece uma nutrição equilibrada e reduz custos na pré-semeadura. O Pack Seed é passível de aplicação via sementes, no sulco ou foliar e, ainda, apresenta alternativa no tratamento industrial ou on farm. Aplicado isolado ou associado a outros produtos, garante um melhor arranque e estabelecimento inicial do estande, melhor fixação do nitrogênio e contribui com o manejo integrado de nematoides, promovendo maiores sanidade e produtividade. A corrida tecnológica por mais produtividade, associada ao desenvolvimento sustentável, tem se intensificado nos últimos anos, sobretudo no desenvolvimento de cultivares de elevada qualidade e produtividade, além de modernos equipamentos. O Pack Seed é um produto de vanguarda e que atende aos anseios do campo, pois vai além da simples nutrição da planta, via tratamento de sementes, garantindo menor custo, maior sanidade e produtividade da cultura.
O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito da aplicação do produto comercial Pack Seed na produtividade da soja em cinco regiões do estado do Rio Grande do Sul.
Os experimentos foram conduzidos pela rede experimental da Fundação Pró-Sementes, em regiões produtoras de soja nos municípios de Tupanciretã, Passo Fundo, Vacaria, Bagé e Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, junto a lavouras comerciais, manejadas de acordo com as recomendações técnicas para a cultivar, no que se refere a época de semeadura, densidade, espaçamento e demais práticas culturais recomendadas. Utilizou-se a cultivar BMX Zeus Ipro semeada em meados de novembro de 2019, com adubação de base de 300kg/ha da formulação 05-20-30. As sementes foram tratadas com fungicidas e inseticidas recomendados para a cultura, Derosal Plus e Much na dose de 2ml/kg de semente, com e sem Pack Seed na dose de 3ml/kg de semente. O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso, com três repetições. As unidades experimentais foram constituídas por cinco linhas, espaçadas de 0,45m com 4m de comprimento, totalizando 9m2 de área. A área útil da unidade experimental para a colheita foram as três linhas centrais, 5,4m2. A densidade de semeadura utilizada foi de 280 mil sementes/ha utilizando-se semeadora experimental, adaptada ao sistema pneumático. O rendimento de cada parcela foi obtido pela massa de grãos colhidos na parcela, corrigida a umidade para 13% e, após, transformado em kg/ha. A colheita mecanizada foi realizada em março de 2020 e os dados foram submetidos à análise de variância e suas médias comparadas pelo teste Duncan (5%) utilizando-se o programa estatístico SASM-Agri.
Comparando-se os tratamentos sem e com Pack Seed em cada uma das cinco regiões do Rio Grande do Sul (Figura 1), nota-se que a adição de Pack Seed ao tratamento padrão proporcionou resultados superiores àqueles observados nos tratamentos no qual o produto não foi adicionado. A formulação inovadora de Pack Seed contém substâncias que proporcionam efeito fitotônico sobre o desempenho fisiológico e a sanidade das sementes de soja. O tratamento padrão convencional, na média das cinco regiões, produziu 63,22sc/ha. Após a associação com Pack Seed, a produtividade média das mesmas regiões foi de 67,60sc/ha. Incremento médio de 4,38 sacas por hectare. A diferença de produtividade entre as cinco regiões foi atribuída ao veranico durante alguns períodos do ciclo da cultura.
Kassiana Kehl, Fundação Pró-Sementes
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura