Batata e magnésio, a combinação perfeita

O uso de magnésio pode influenciar em melhor qualidade do tubérculo, com maiores teores de matéria seca e de amido, além de favorecer um melhor equilíbrio biológico no solo

03.11.2021 | 20:59 (UTC -3)

Publieditorial

Um dos alimentos mais populares do mundo, a batata é um tubérculo originário na América do Sul, de grande importância no setor produtivo de hortaliças. Por se tratar de um alimento energético, possui carboidratos, proteínas de alta qualidade, vitaminas e sais minerais, essenciais para uma boa nutrição alimentar.

Os principais produtores mundiais do tubérculo concentram-se no hemisfério norte, com destaque para China, Índia, Rússia, Ucrânia e Estados Unidos. No Brasil, os principais estados produtores são Minas Gerais, Bahia, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, contribuindo para o fornecimento aproximado de 3,5 milhões de Toneladas de Batata. A área estimada de plantio é de 100.000ha, podendo ser produzida por todo o ano. 

Com o avanço genético e práticas agronômicas adequadas, as produtividades alcançadas estão cada vez maiores, contribuindo para uma maior competitividade e sustentabilidade da cadeia produtiva. Para que as plantas alcancem o máximo potencial produtivo é necessário condições climáticas favoráveis, sementes de ótima qualidade, bom manejo fitossanitário e planejamento nutricional adequado. Neste planejamento, busca-se solos profundos, estruturados, bem drenados, de boa fertilidade e topografia preferencialmente plana, facilitando a mecanização.

Após os processos de mecanização, visando melhorar os atributos físicos, é de extrema importância a boa amostragem de solo para avaliação dos atributos químicos. Com base nos resultados, é possível realizar as correções para que o solo forneça de maneira adequada todos os nutrientes necessários para o pleno desenvolvimento e produção da cultura. 

Uma prática corretiva usual é a aplicação de calcário, visando aumentar o pH do solo. Com o aumento do pH a níveis adequados, aumenta-se a disponibilidade dos nutrientes pelas plantas. Outro ponto positivo do aumento do pH é a redução do alumínio, que pode ser toxico para as plantas, dificultando o desenvolvimento radicular. Além disto, a calagem fornece cálcio e magnésio, nutrientes importantes para o desenvolvimento das raízes. Estudos indicam que o fornecimento adequado de cálcio para a cultura pode influir em melhor produtividade, maior tamanho de tubérculos e diminuição da severidade de doenças, como a sarna comum (Streptomyces spp.).

A nutrição mineral é um dos principais fatores contribuem para o alto potencial produtivo da lavoura.  Trabalhos demonstram que a cultura da batata apresenta capacidade de resposta à adubação mais elevada em comparação a outras culturas. Estes fatores, relacionado ao ciclo relativamente curto, é primordial para a tomada de decisão quanto ao aporte de nutrientes em função do potencial produtivo e a utilização de fertilizantes de alta disponibilidade para a correta nutrição. 

A absorção máxima de N, P, Ca, Mg e S ocorrem na fase inicial de enchimento dos tubérculos, cerca de 45 a 70 dias após o plantio. O potássio tem sua absorção concentrada entre os 40 a 60 dias após o plantio. 

Para contribuir com as altas produtividades e produção de alimentos de melhor qualidade a Mosaic Fertilizantes disponibiliza o K-Mag. K-Mag é um produto exclusivo da Mosaic que reúne em um mesmo grânulo Potássio, magnésio e enxofre de alta solubilidade, por se tratar de um duplo sulfato de potássio e magnésio.

O fornecimento de magnésio altamente solúvel as plantas contribuem para o aumento da clorofila e consequentemente o aumento da taxa fotossintética. Após a síntese de carboidratos oriundos da fotossíntese, o magnésio auxilia no transporte dos fotoassimilados das folhas para os tubérculos, proporcionando o incremento em produção e qualidade. Além disto, plantas com alta disponibilidade de magnésio tendem a ter uma melhor eficiência de uso do fósforo, devido ao efeito sinérgico entre os nutrientes. 

Visando suprir a necessidade de magnésio da lavoura, com K-Mag o produtor também aplicará parte da necessidade de potássio da cultura. Este potássio fornecido pelo K-Mag encontra-se na forma de sulfato, o que contribui para uma redução do aporte de cloro ao solo. Este fator pode influenciar em melhor qualidade do tubérculo, com maiores teores de matéria seca e de amido, além de favorecer um melhor equilíbrio biológico no solo. 

O fornecimento de magnésio altamente solúvel as plantas contribuem para o aumento da clorofila e consequentemente o aumento da taxa fotossintética - Foto: Jesus Guerino Tofolli
O fornecimento de magnésio altamente solúvel as plantas contribuem para o aumento da clorofila e consequentemente o aumento da taxa fotossintética - Foto: Jesus Guerino Tofolli

O enxofre de alta disponibilidade, na forma de sulfato, contribui para a rápida absorção e aumento dos teores de proteínas das plantas. Outro ponto interessante do enxofre é a interação com o nitrogênio, onde plantas com fornecimento adequado de enxofre tem sua eficiência de uso de nitrogênio melhorada, em função da sinergia dos nutrientes.

Estudos de pesquisa realizados pela Mosaic apontam o aumento considerável de produtividade na batata, demonstrando ser uma alternativa viável para fornecimento de magnésio, potássio e enxofre em substituição parcial ao KCl. 

A Mosaic Fertilizantes disponibiliza o K-Mag que contém 21% K2O, 10,5% Mg e 21%S e também em formulações especiais para plantio e manutenção da cultura da batata. 

ROBSON EIJI MURATE

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024