Avanços e desafios na colheita mecanizada de árvores

Por Igor Dutra de Souza, diretor florestal da Reflorestar

18.10.2023 | 10:29 (UTC -3)

A colheita mecanizada de árvores reflorestadas surgiu como uma técnica inovadora e promissora para o setor, trazendo benefícios econômicos, sociais e ambientais. É um avanço significativo na indústria florestal, que, ao longo das últimas décadas, vem substituindo métodos tradicionais de colheita, garantindo maior eficiência em todos os processos da cadeia de extração.

Equilibrar essa eficiência com práticas sustentáveis de manejo florestal é uma necessidade do mercado. É importante que as empresas atuem em conformidade com regulamentações ambientais, uma vez que a indústria de reflorestamento desempenha papel vital na conservação da vida selvagem e na mitigação das mudanças climáticas.

A busca por técnicas menos invasivas ao meio ambiente atreladas à produtividade leva os produtores à escolha da colheita mecanizada em suas plantações. Porém, a junção desses benefícios requer pesquisa, desenvolvimento e investimentos significativos. Para isso, a terceirização do processo é uma opção, já que empresas especializadas em colheita atuam com equipamentos altamente sofisticados e adequados para cada cliente, garantindo a escolha mais racional para soluções confiáveis e seguras em colheita florestal e logística de madeira.

Como solução para essa demanda de mercado, é importante que empresas do setor ofereçam as melhores tecnologias e os mais modernos equipamentos para a automatização de todo o processo, que vai desde a colheita à entrega final das árvores reflorestadas para a produção de celulose e carvão vegetal renovável, por exemplo. A adaptabilidade é um dos maiores diferenciais, o que permite atuar nos mais diversos terrenos, com equipamentos adequados, de acordo com o tamanho do cliente, suas características e necessidades.

Um exemplo é o plantio de eucalipto em áreas inclinadas que se tornou uma solução diante da escassez de terrenos planos. A empresa terceirizada tem que oferecer condições para viabilizar o melhor modal de colheita que proporcione o maior volume de madeira, com segurança e com o menor custo possível para o cliente neste tipo de terreno. Esses benefícios somente são possíveis devido à alta tecnologia dos produtos e serviços, que também contam com sistemas de controle avançados, como sensores, GPS e câmeras instalados nos equipamentos.

Os avanços da colheita mecanizada de árvores reflorestadas também tangem a segurança dos profissionais, quando comparadas à técnica manual. A precisão das novas tecnologias garante ambiente controlado e seguro, reduzindo riscos de acidentes e lesões aos operadores. Para isso, faz-se necessário investimento contínuo na capacitação técnica e comportamental dos colaboradores.

Embora existam desafios a serem superados, o potencial de crescimento do setor, impulsionado pela automatização dos processos, é altamente promissor para o mercado florestal. A colheita mecanizada permite maior eficiência e sustentabilidade nas operações florestais, resultando em benefícios tanto para produtores quanto para o meio ambiente.

Por Igor Dutra de Souza, diretor florestal da Reflorestar

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro