Adjuvante multifuncional é pioneiro na proteção de plantas

Produto de vanguarda, com tecnologia disruptiva, há três décadas o adjuvante multifuncional Fulltec Max é pioneiro na proteção de plantas

25.01.2022 | 16:24 (UTC -3)

Produto de vanguarda, com tecnologia disruptiva, há três décadas o adjuvante multifuncional Fulltec Max é pioneiro na proteção de plantas.

Nas últimas décadas a ciência, a tecnologia e a inovação, em conjunto com a disponibilidade de recursos naturais, tornaram o Brasil um grande protagonista na produção e exportação de produtos agrícolas. Os desafios do crescimento sustentável do agronegócio para atender à crescente demanda por água, alimentos e energia exigem constante evolução e aplicação de manejos inteligentes. A corrida tecnológica por maior produtividade, associada ao desenvolvimento sustentável, tem se intensificado nos últimos anos e, juntamente com esse avanço, novos problemas relacionados ao manejo fitossanitário surgiram. Para atender a essa demanda, a Spraytec se antecipou investindo muito em pesquisa e desenvolvimento na evolução do Fulltec Max, precursor e líder dos adjuvantes muitifuncionais no País. Os defensivos agrícolas são insumos essenciais para o sistema de produção agrícola, pois quando adequadamente aplicados, são eficazes no manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, evitando danos econômicos. A melhoria da eficiência na aplicação desses insumos e consequentemente da segurança do aplicador e do meio ambiente deverá ser alcançada por meio da evolução no processo de aplicação, nos seus variados aspectos. A aplicação de defensivos é uma operação realizada há várias décadas, porém, é uma das atividades que menos sofreram inovações durante este período, sendo realizada ainda com alto grau de empirismo. Em contrapartida, a utilização de produtos fitossanitários demanda alta tecnologia e devem ser aplicados com o máximo de eficácia e segurança. A baixa eficiência no processo de controle fitossanitário, na maioria das vezes, leva a um aumento no número de aplicações, acréscimo das doses utilizadas e perda de produtividade e rentabilidade das culturas, além de prejuízos ambientais. A aplicação inadequada de defensivos, além de levar ao controle ineficiente dos alvos biológicos, geralmente está associada a maiores custos. Entre os diversos fatores que determinam o sucesso ou o fracasso de uma aplicação de defensivos está o uso de adjuvantes agrícolas, que têm como principal objetivo melhorar a qualidade da calda e da aplicação em si, protegendo a lavoura para evitar prejuízos financeiros. O segmento de adjuvantes da Spraytec está focado no desenvolvimento de soluções sustentáveis, inovadoras e disruptivas, reduzindo os impactos ambientais e sociais com o uso eficiente e racional dos recursos naturais. Com mais de 30 anos de experiência no mercado e hoje empreendendo em oito países, a empresa é pioneira em tecnologia de aplicação, sempre quebrando paradigmas e contribuindo para reduzir as perdas nas aplicações no campo, desenvolvendo soluções inteligentes que, por meio de formulações especiais, permitem aos clientes atingir o máximo potencial produtivo de suas culturas.

As técnicas empregadas na agricultura evoluíram muito nos últimos anos, porém, os problemas envolvendo o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas evoluíram junto. Nesse aspecto, os principais fatores limitantes no emprego da tecnologia de aplicação estão relacionados ao aumento de resistência de patógenos e plantas daninhas, à perda de eficácia dos atuais grupos químicos de defensivos, à redução do volume de calda utilizado, ao aumento no número de produtos e suas misturas em tanque, entre outros. As principais perdas decorrentes das aplicações podem ser atribuídas a deriva, má qualidade da água, formação de espuma, incompatibilidade entre produtos, escorrimento das gotas, má homogeneização da calda, equipamentos inadequados e condições climáticas adversas. Quando todos esses fatores interagem, podem responder por perdas superiores a 70% do volume aplicado, reduzindo muito a qualidade da aplicação. Ao longo de duas décadas de pesquisa e consultoria em tecnologia de aplicação, não encontramos adjuvantes no mercado com propriedades capazes de solucionar tais problemas com o mesmo desempenho, eficácia e custo-benefício de Fulltec Max. Fulltec Max é um produto completo, multifuncional em baixas doses, biodegradável e com tecnologia disruptiva que, nos últimos 20 anos, apresentou uma grande evolução tecnológica para atender à demanda crescente das soluções desses novos desafios no manejo fitossanitário, haja vista que a área tratada com o produto passou de 30 milhões de hectares para 300 milhões de hectares, retratando o crescimento do produto correlacionado com o cenário atual (Figura 1).

Figura 1 - Correlação entre os principais problemas atuais em tecnologia de aplicação e uso de Fulltec Max
Figura 1 - Correlação entre os principais problemas atuais em tecnologia de aplicação e uso de Fulltec Max

Além de pioneiro, é o único no mercado com formulação especial diferenciada capaz de minimizar esses problemas recorrentes, safra após safra, pois evolui constantemente. Produto de alta solubilidade, absorção e translocação, além de apresentar excelente sinergia e compatibilidade físico-química com defensivos agrícolas. É uma formulação muito estável, de alta tecnologia, composto de matéria-prima de alta qualidade. Fulltec Max proporciona uma série de benefícios nas aplicações, pois em pequenas doses um único produto apresenta características de tensoativo (diminui a tensão superficial da gota), espalhante (diminui o ângulo de contato da gota com a superfície), adesivo (aumenta a aderência do produto depositado), surfactante (ativador de superfície), aumenta a condutividade elétrica da água (maior atração entre a gota e o alvo), antiespumante (evita a formação de espuma), adequa o pH (estabiliza o pH da calda para níveis adequados), quelatizante (sequestra minerais da água), antievaporante (diminui a volatilidade), redutor de deriva (vapor e partículas) e compatibilizante de calda (misturas de produtos). Além de reduzir as perdas e consequentemente o impacto ambiental, Fulltec Max ativa o metabolismo secundário das plantas, melhorando sua resistência a fatores bióticos e abióticos. O sucesso da tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas deve estar alicerçado na qualidade do produto (eficiência e seletividade), no momento da aplicação (alvo vulnerável) e na qualidade da aplicação (atingir o alvo com eficiência e sem perdas).

Portanto, observamos que no momento de pulverizar uma lavoura é preciso garantir uma perfeita cobertura do alvo com o produto aplicado e, nesse sentido, o condicionamento da calda com produto de alta qualidade como Fulltec Max é fundamental. Assim, cabe ao profissional habilitado a prescrição do produto mais confiável, e ao produtor a sua correta utilização. É conveniente ressaltar que o uso inadequado ou a má qualidade desses produtos encontrados no mercado pode aumentar a toxicidade dos defensivos e causar danos às culturas e ao meio ambiente, provocar incompatibilidade físico-química entre o defensivo e o adjuvante, gerando floculação, precipitação, formação excessiva de espuma e diversas outras reações que poderão reduzir a eficácia do defensivo, causando grandes prejuízos ao produtor. Para evitar tais situações, é recomendado adquirir produtos de boa qualidade fabricados por empresas idôneas tradicionais, além de orientações de técnicos qualificados. Os resultados observados no campo com a utilização de Fulltec Max ratificam aqueles encontrados pelas pesquisas em instituições nacionais e internacionais e mostram que esse produto é o que há de mais moderno e inovador no âmbito da tecnologia de aplicação de defensivos. Dessa forma, a informação técnica atualizada no momento apropriado é uma preocupação constante da Spraytec, com o objetivo de maior rendimento operacional, redução de custos, segurança e racionalização no uso de defensivos, com reflexos positivos na saúde das pessoas e do meio ambiente, além de eficácia e qualidade da aplicação, maximizando os efeitos esperados de cada tecnologia empregada no processo de proteção de plantas na agricultura.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024