ZF lança amortecedor torcional OptiDamp no mercado brasileiro

Componente é compatível com diferentes tipos de transmissões, incluindo CVT, powershift e conversores de torque

16.06.2025 | 16:34 (UTC -3)
Fernanda Giacon

A ZF apresenta ao mercado brasileiro o OptiDamp, um amortecedor torcional desenvolvido especialmente para aplicação em máquinas agrícolas e de construção em operações severas. A novidade chega para atender às crescentes demandas por eficiência, robustez e sustentabilidade no campo e nos canteiros de obras.

Silvio Furtado (na foto), Vice-Presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul, explica que, inicialmente, o equipamento será importado da Alemanha, mas afirma: “ tão logo haja demanda no mercado nacional, a ideia é de nacionalizar”. Integrado entre o motor e a transmissão, o OptiDamp pode ser aplicado em máquinas  com torque máximo de até 3.000 Nm.

O componente atua como um sistema inteligente de controle de vibrações, reduzindo o impacto de esforços torcionais que ocorrem durante a operação de tratores e máquinas de construção. O resultado é um funcionamento mais suave, com menos ruídos e desgaste, o que se traduz em maior vida útil dos componentes do sistema de transmissão e melhor experiência para o operador.

A tecnologia também contribui para estratégias de eficiência energética, como downsizing e downspeeding, comuns no setor automotivo. Ou seja, permite que as montadoras adotem motores menores e mais econômicos e operem em regimes de menor esforço, sem sacrificar desempenho, durabilidade ou conforto do operador.  Isso resulta em máquinas mais sustentáveis e com melhor custo-benefício ao longo do tempo.

“O OptiDamp oferece ganhos concretos em durabilidade, conforto e sustentabilidade. Trata-se de uma solução com grande potencial para o mercado brasileiro, especialmente aos setores de agricultura e construção, que exigem alta confiabilidade operacional”, reforça.

Projetado para suportar condições severas de uso, o OptiDamp combina molas de aço de alta resistência com um sistema de amortecimento viscoso selado. Essa arquitetura garante alto desempenho durante variações de carga e baixa resistência, quando o motor opera de forma estável.

O novo sistema proporciona uma redução significativa das vibrações torcionais, melhora o conforto acústico e operacional com impacto direto nas características de ruído, vibração e aspereza (NVH). Aumenta a durabilidade do sistema de transmissão e, com o uso de lubrificação integral e permanente do sistema, elimina a necessidade de manutenção preventiva ou corretiva do próprio amortecedor, durante toda a sua vida útil.

Além disso, é uma solução ecologicamente correta, composta por materiais recicláveis, o que possibilita sua remanufatura e contribui para a redução do impacto ambiental. A combinação de todos esses fatores resulta em um custo total de operação mais eficiente para o usuário.

Compatibilidade e integração inteligente

Compatível com diferentes tipos de transmissões, incluindo CVT, powershift e conversores de torque, o OptiDamp pode ser facilmente integrado a uma variedade de motores e conjuntos motopropulsores.

“O desenvolvimento contou com colaboração direta de montadoras, o que assegura sua aplicação prática nas mais diversas realidades do setor”, afirma Furtado.  A solução também oferece desempenho otimizado quando combinada às transmissões da própria ZF, como a Terramatic, Eccom, CPower e Ergopower, ampliando a oferta de soluções integradas para os clientes do segmento fora de estrada.

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