ZF inicia fornecimento do seu novo eixo TSA 09 para os tratores da Massey Ferguson

09.02.2015 | 21:59 (UTC -3)

A ZF começou a fornecer no início de 2015 o novo eixo para os tratores da Série MF 4200 da Massey Ferguson: o eixo TSA 09. O novo produto traz uma série de evoluções de desempenho em relação ao eixo AS 3035 (também fabricado pela ZF), e equipará os modelos MF 4265, MF 4275 e MF 4283. Os motores desses tratores possuem, respectivamente, 65, 75 e 85 hp. Com o TSA 09, as máquinas ganham mais eficiência em operações que exigem força e tração em terrenos acidentados.

“A alta qualidade do eixo TSA 09 é mais uma prova da excelência e tradição da ZF em fornecer os produtos mais robustos e resistentes que existem no mercado nacional para as máquinas agrícolas. Características que já eram marcantes no AS 3035, como a sua vedação que o qualificava ainda mais para aplicações severas. O TSA 09 conta com um sistema de vedação mais eficiente devido ao alto grau de severidade na aplicação da cultura arrozeira irrigada”, explica Silvio Furtado, Diretor da Unidade de Negócios Tecnologia Industrial e Sistemas Fora de Estrada.

Os diferenciais do eixo TSA 09

Em um comparativo técnico entre o TSA 09 e o AS 3035, o novo eixo apresenta vários diferenciais de destaque que mostram os resultados do constante investimento da ZF em P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) de novos produtos e soluções para o setor agrícola.

Com relação ao ângulo de esterçamento, o TSA 09 chega a até 58º (dependendo do rodado a ser utilizado), 7 graus a mais do que o AS 3035. Isto permite que os tratores tenham um menor raio de giro em operações no campo.

A ZF também aumentou a pressão máxima de trabalho do cilindro do eixo. Enquanto o AS 3035 suportava 150 bar, agora o TSA 09 suporta 185 bar. “Na prática, isso significa mais conforto para o operador e, em paralelo, o eixo suporta mais força para esterçamentos em terrenos acidentados”, comenta Furtado.

O uso de Front Loader (implemento frontal) também foi aperfeiçoado. Antes, o uso do acessório era possível com a tração desligada e agora, o operador pode utilizar a carregadeira com a tração acionada, aumentando a eficiência e rapidez em operações com cargas.

A capacidade de carga do TSA 09 foi elevada em 25%. Esse reforço no rolamento responsável pela articulação do eixo dianteiro permite que o trator suporte mais cargas no eixo dianteiro.

E, por fim, o apoio do Cardan na articulação teve mudanças. Se no AS 3035 o Cardan era guiado por uma bucha de bronze, agora no TSA 09 ele é guiado por rolamento de esferas, alteração que garante maior durabilidade do mancal de articulação.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025