Calendário 2010 da raça Santa Gertrudis começa em Avaré/SP
Ao participar da abertura da 28ª Festa da Uva e da 22ª Feira Agroindustrial, quinta-feira (18/02), em Caxias do Sul, a governadora Yeda Crusius exaltou o empreendedorismo e a pujança da Serra gaúcha.
"É uma honra participar da abertura da festa. Trago meu reconhecimento ao povo caxiense e à Serra, que, através do seu trabalho, faz do que aqui se produz referência mundial." A governadora ressaltou ainda o trabalho dos imigrantes italianos. "Eles valorizaram esta terra, cujos resultados hoje celebramos", afirmou a governadora, ao saudar os participantes do evento, no Parque Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul.
Recepcionada pelo prefeito José Ivo Sartori, por autoridades locais e por líderes empresariais da região, Yeda frisou a importância do setor altamente qualificado e competitivo e que tem um papel fundamental em termos mundiais, não apenas na sustentação do Estado. "É muito bom viver a Festa da Uva, governadora" disse Sartori. "É celebrar a história, os 135 anos da imigração italiana, dessa gente que trabalhou duro, sem dinheiro, mas com muita fé. Hoje seus descendentes continuam trabalhando pelo sucesso de Caxias", completou.
Ao agradecer a presença da governadora, o presidente da festa, Gelson Palavro, destacou que o evento se tornou a maior festa do Sul do Brasil. "É um grande espetáculo de 18 dias de duração, com muitas atrações. Escrevemos uma história de sucesso", disse ele. Após a abertura, Yeda, acompanhada da comitiva da Festa da Uva, visitou o Espaço Multicultural e o Pavilhão Principal, sendo saudada por empresários e populares. A governadora acompanhou também, o desfile inaugural dos carros alegóricos.
O evento segue até 7 de março e exalta a cultura italiana e a produção agroindustrial regional. Nesta edição, a festa tem como tema "Nos Trilhos da História, a Estação da Colheita". Serão lembrados ainda os 120 anos de Caxias do Sul e os 135 anos de imigração italiana. A 28ª Festa da Uva conta com 450 estandes de produtos e mobilizará cerca de 5 mil pessoas, entre expositores e responsáveis pela manutenção e andamento da infraestrutura, segurança e limpeza. O Parque Mário Bernardino Ramos recebeu investimento de R$ 12 milhões para a produção do evento e R$ 3,5 milhões em obras. O objetivo das melhorias é superar o número de 600 mil pessoas que estiveram na última edição da festa, em 2008, e chegar a 1 milhão de visitantes no período.
Fonte: Governo do RS -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura