Yara apresenta novo fertilizante YaraVera

02.07.2015 | 20:59 (UTC -3)
William Gimenes

Para atender a uma demanda histórica dos produtores de arroz inundado, a Yara traz ao mercado o YaraVera – uma fonte equilibrada de nitrogênio e enxofre no mesmo grânulo, que facilita a aplicação e torna a lavoura mais uniforme, fornecendo a nutrição adequada para a cultura. O primeiro elemento é fundamental para definir a altura da planta e o número de panículas e de grãos por panícula, enquanto o segundo traz um maior perfilhamento da lavoura, o que impacta diretamente na melhoria da produtividade da cultura.

“Os estudos de campo foram realizados ao longo dos últimos 3 anos em mais de 10 áreas de arroz inundado, localizadas nos principais municípios orizicultores do Rio Grande do Sul. Nestas áreas constatamos um melhor desenvolvimento vegetativo da lavoura, resultando em aumento médio de produtividade de 10 sc/ha, o que é um grande resultado para a cultura”, afirma Maicon Cossa, diretor Comercial da Yara.

Responsável por uma das áreas que fizeram parte do trabalho, o engenheiro agrônomo Marcos Vinicius Fritsch, da Agropecuária Busato, de Itaqui (RS), destacou os benefícios da aplicação e ganho na colheita. “É um produto com granulometria uniforme, que permite uma maior qualidade nas minhas aplicações. Observamos que as plantas apresentaram uma coloração verde escuro por mais tempo e um estado nutricional melhor. A área avaliada, com 120 hectares, produziu 630 kg/ha a mais, cerca de 13 sc/ha de incremento”, diz.

Segundo o especialista agronômico da Yara, Ricardo Ribas, o enxofre presente no YaraVera é solúvel e absorvido rapidamente pela planta; já as fontes normalmente utilizadas são muito concentradas em nitrogênio, fósforo e potássio e não contém enxofre. Além disso, Ribas aponta que “o YaraVera, quando comparado à ureia, diminui as perdas por volatilização devido a combinação entre as formas químicas de nitrogênio e enxofre, e, consequentemente, reduz o desperdício”.

Além disso, de acordo com o especialista agronômico, a presença de nitrogênio e enxofre no YaraVera proporciona melhor distribuição a lanço, resultando em maior uniformidade da lavoura de arroz. “O produto ainda possui grânulos revestidos com a tecnologia Tropicoat, desenvolvida pela Yara para protegê-los da umidade, garantindo melhores condições de armazenagem”, informa Ribas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

Syngenta Elastal Central