Café do Vale da Grama (SP) conquista Indicação Geográfica
Essa é a 17ª IG relacionada ao café e a 124ª concedida pelo Inpi, no Brasil
Comprometida com a inovação e acessibilidade tecnológica para os pequenos e médios produtores rurais, a Yanmar - multinacional japonesa fabricante de máquinas compactas para diversos setores da indústria brasileira, entre eles, o agrícola -, apresenta o Yanmar Protection, novo sistema de telemetria para os tratores da linha Solis. A novidade foi desenvolvida para proporcionar maior desempenho, eficiência e suporte técnico dos tratores.
“Sabemos que a tecnologia já é uma realidade no campo, mas ainda pouco acessível e não completamente disponível para o produtor rural, principalmente no contexto da agricultura familiar. Embora este perfil represente um dos maiores volumes de produção no Brasil, o acesso a novas tecnologias ainda é limitado e, muitas vezes, pouco funcional. Pensando nisso, visamos oferecer um sistema que realmente funciona, utilizando comunicação via GPRS e GPS, uma vez que a conectividade nas fazendas ainda é um desafio”, comenta Fábio Miskulin, gerente de Pós-Vendas e de Marketing da Yanmar South America.
De acordo com um estudo conduzido pela pesquisadora Maira de Souza Regis, da Universidade de Brasília (UnB), mais de 95% dos produtores rurais utilizam algum tipo de tecnologia digital em suas propriedades. Apesar da alta adesão, o avanço mais robusto dessas ferramentas é dificultado pela conectividade precária no campo. O levantamento mostra que o uso de softwares de gestão é maior no Centro-Oeste, adotado por 80% dos produtores, enquanto no Nordeste, essa porcentagem é de apenas 41%.
Ainda segundo o estudo, tecnologias digitais também têm sido aceitas em propriedades a partir de 100 hectares e 10 funcionários, sendo mais comuns entre fazendas de grande extensão e produtores com maior renda bruta anual. A pesquisa reforça que a adoção da agricultura digital é um caminho sem volta, mas destaca a necessidade de soluções acessíveis e funcionais para pequenos e médios produtores.
“Nesta linha o Yanmar Protection responde a essa demanda da agricultura familiar se tornando uma solução prática e viável”, pontua Miskulin. O sistema monitora em tempo real a geolocalização do trator e fornece dados como horas trabalhadas e alertas automáticos sobre revisões programadas. Disponível via aplicativo ou web, a ferramenta permite que produtores planejem manutenções de maneira eficiente, assegurando o cumprimento dos intervalos necessários para preservar a garantia do equipamento. Além disso, um módulo opcional de proteção do motor desliga automaticamente a máquina em caso de anomalias como superaquecimento ou baixa pressão de óleo, prevenindo danos mais graves.
“Com esta tecnologia, buscamos não apenas aumentar a produtividade, mas também fortalecer o relacionamento entre produtores, distribuidores e a Yanmar, promovendo uma gestão inteligente das operações no campo”, complementa o gerente.
O sistema, integrado aos tratores Solis, destaca-se por sua simplicidade de uso e aplicação prática, especialmente para pequenos e médios produtores. No momento da entrega técnica, distribuidores oferecem orientações detalhadas sobre a utilização do sistema, garantindo que mesmo produtores com pouca familiaridade tecnológica possam aproveitar ao máximo os recursos oferecidos.
Inicialmente, o Yanmar Protection está sendo disponibilizado como item de série no trator Yanmar Solis 105, sem custo adicional por um período inicial de dois anos. Após esse prazo, a renovação do contrato é opcional, garantindo flexibilidade aos clientes. Para outros modelos da linha, o sistema estará disponível como item opcional, podendo ser incorporado gradualmente de acordo com a demanda do mercado.
A Yanmar destaca que a iniciativa visa agregar valor aos equipamentos destinados à agricultura familiar, incentivando práticas mais eficientes e conectadas às necessidades do campo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura