Ação contra ferrugem soma 3,8 milhões de hectares de soja tratados
A maior exploração agrícola de pomares de macieiras concentra-se na região sul do Brasil, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com uma área cultivada de aproximadamente 38 mil hectares. Para a safra 2012-2013, a estimativa de produção é de cerca de 1.200.000 toneladas, segundo dados da ABPM (Associação Brasileira dos Produtores de Maçã). Para contribuir com um melhor desempenho da cultura e assim promover maior rentabilidade ao pomicultor, a Tradecorp desenvolveu algumas soluções em nutrição complementar* para os pomares da fruta, que a empresa apresenta na XIII Enfrute, de 23 a 25 de julho.
As cultivares plantadas atualmente no Sul do Brasil resultam de contínuos processos de manejo e melhoramento visando obtenção de material de alto potencial genético. “A intensificação desse trabalho se deu em maior velocidade na última década, levando para o setor, frutos com qualidade final superior, tanto em termos de coloração como na obtenção de indução para resistência frente às principais pragas e doenças presentes na cultura”, explica o consultor André Guttler.
O uso da tecnologia em todo o processo produtivo – da preparação do solo à colheita – é uma aliada do produtor. A aplicação das soluções nutricionais Tradecorp resulta em uma maior uniformidade na produção, possibilitando um menor número de passadas e reduzindo o impacto da mão de obra na colheita.
“Todos os produtos caracterizam-se pela presença de uma parcela orgânica que atua diretamente na fisiologia da planta, além da composição básica de nutrientes de cada um. E dependendo da região e objetivos previstos pelo produtor, a recomendação poderá sofrer ajustes e adequações”, acrescenta Bruno Francischelli, chefe de produto da Tradecorp.
O que é nutrição complementar?
Normalmente os produtores fazem o tratamento com os nutrientes que a planta mais precisa (Nitrogênio, Potássio, Fósforo, Enxofre, Magnésio e Cálcio).
Essa nutrição é feita com adubos convencionais, que são materiais simples e com altas concentrações e doses desses nutrientes. Porém, a planta também precisa de outros nutrientes como Boro, Zinco, Manganês, Ferro, Cobre, Silício, entre outros, em quantidade muito menor quando comparada aos primeiros. É possível complementar as adubações convencionais com nutrientes que a planta necessita em pequenas quantidades e com substâncias que não são necessariamente para a nutrição direta da planta como elementos orgânicos, por exemplo.Tais substâncias atuam no metabolismo da planta auxiliando para o melhor aproveitamento da adubação convencional.
SERVIÇO
XIII ENFRUTE
23 a 25 de julho, em Fraiburgo (SC)
Visite a Tradecorp do Brasil nos estandes 82 e 83.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura