Melhoramento genético para adaptação às mudanças climáticas
O papel dos agricultores no manejo da agrobiodiversidade é fundamental. Para discutir a importância de seu trabalho na promoção do uso e conservação on farm de recursos fitogenéticos, a Embrapa, em conjunto com a Bioversity International, ICMBio e Projeto Quintais Orgânico das Frutas, promoverá o Workshop O Conhecimento Dos Agricultores no Manejo da Agrobiodiversidade.
Serão convidados agricultores familiares de diferentes origens, que vêm se destacando na preservação da agrobiodiversidade, curadores de germoplasma e melhoristas para que o assunto seja discutido. O Workshop acontecerá na próxima segunda e terça-feira, dias 11 e 12 de novembro, na sede da Embrapa Clima Temperado.
1º dia
No período da manhã, as atividades terão início às 11h, no auditório Ailton Raseira. Primeiramente, serão realizadas as inscrições e, logo após, às 13h30, o Chefe-Geral da Unidade, Clênio Pillon, juntamente com os representantes das instituições parceiras, Roberto Vizentin, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Adriana Alércia, da Bioversity International, de Roma/Itália, e a pesquisadora Rosa Lía Barbieri, coordenadora do evento, farão a abertura oficial do Workshop.
Durante a tarde, haverá duas palestras e duas mesas redondas. A primeira palestra será A Agrobiodiversidade e o Conhecimento dos Agricultores, ministrada pela participante italiana Adriana Alércia, que é especialista em Informação sobre Germoplasma. Alércia é responsável pela elaboração de descritores e caracterização de recursos genéticos vegetais e derivados na Bioversity International, uma organização internacional de pesquisa que trabalha visando o desenvolvimento agrícola e atua em mais de 15 países.
Às 15h, haverá a primeira mesa redonda. Círio Behling, agricultor lourenciano, descendente de imigrantes pomeranos, e curador de germoplasma de raízes e tubérculos, que atua na Unidade, Ivo Sias, conduzirão o debate sobre Conhecimento e uso de recursos genéticos de raízes e tubérculos. Uma nova mesa redonda com o tema Conhecimento dos agricultores relacionado à identificação e uso de espécies arbóreas, terá início às 16h. O pesquisador Joel Cardoso, o doutorando Gustavo Gomes e o agricultor, descendente de italianos, Enio Schiavon, comandarão a discussão.
A última palestra do dia, Hortas e quintas como unidade de conservação: em busca de um modelo, terá início às 17h e será ministrada por Fernanda Souza, pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Cruz das Almas/BA, que é melhorista de variedades tradicionais da abóbora e curadora do banco ativo de germoplasma de abacaxi.
2º dia
No dia 12, as atividades acontecerão somente no período da manhã. Às 8h30, Edson e Flávio Bastos, agricultores descendentes de portugueses, que residem em Rio Grande/RS, juntamente com a melhorista de variedades tradicionais da abóbora e curadora do banco ativo de germoplasma de coco, Semiramis Ramos, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, de Aracajú/SE, farão uma mesa redonda com o tema Conhecimento e uso dos recursos genéticos e hortaliças.
Logo em seguida, às 9h45, terá o debate sobre Conhecimento e uso de recursos genéticos de cereais, comandado pelo agricultor residente em Barra do Ribeiro/RS, Juarez Pereira, e pelo melhorista de arroz, da Embrapa Clima Temperado, Ariano de Magalhães Junior.
As pesquisadoras da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasília/DF, Marília Burle, que é responsável pelo sistema de curadorias dos bancos de germoplasma da Embrapa, e Patrícia Bustamente, ministrarão o último debate às 10h45, que terá como tema a Conservação ex situ de recursos genéticos X Conservação on farm da agrobiodiversidade no Brasil.
Eventos Paralelos
No dia 12 de novembro será ministrado o curso Conhecimento dos agricultores na caracterização de germoplasma, das 14h às 17h, pela responsável pela elaboração de descritores e caracterização de recursos genéticos vegetais e derivados na Bioversity International, Adriana Alércia. O curso de Adriana falará sobre a aplicação de descritores que restagam o conhecimento dos agricultores na diferenciação do germoplasma.
No período de 11 a 22 de novembro, haverá, também, uma exposição de fotos e produtos com o tema Os Agricultores e a Agrobiodiversidade.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura