Embrapa implanta unidades de observação de pinhão manso
A pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa - Denise Návia, será uma das palestrantes do "Workshop sobre Pragas Invasoras Potenciais", realizado pela Universidade da Flórida, no Mayfair Hotel, em Coconut Grove, Miami, no período de 10 a 14 de outubro. Ela foi convidada pela organização do evento para apresentar uma palestra sobre os ácaros pragas recentemente introduzidos na América do Sul e que também ameaçam os EUA.
Segundo a pesquisadora, o foco principal da sua palestra será o ácaro hindu dos citros (Schizotetranychus hindustanicus), que causa sintomas bastante intensos e peculiares nas folhas e frutos dos citros, chegando a cobrir toda a copa. "Ainda não há informações sobre redução na produção devido às infestações pelo ácaro hindu dos citros, de qualquer modo os danos estéticos são bastante preocupantes e podem comprometer a comercialização de frutos cítricos frescos".
Em 2002, este ácaro foi encontrado na Venezuela, causando sintomas severos. Em 2008, sua presença foi constatada em Roraima pelo pesquisador da Embrapa Roraima, Alberto Luiz Marsaro Jr e identificado por Denise Návia. "Os norte-americanos estão muito preocupados com a possível dispersão desse ácaro para a Flórida, o que poderia ser muito prejudicial, visto que esse estado responde pela maior parte da produção de laranja dos Estados Unidos e é o principal provedor de suco de laranja do mundo", afirma Návia.
Workshop vai reunir cientistas das Américas e do Caribe
Muitas pragas invadem os EUA e o Caribe todos os anos, causando danos significativos à agricultura e aos ambientes naturais. Nas áreas de origem ou invasão de muitas dessas pragas, tem havido avanços nas tecnologias de identificação, definição de hospedeiros, distribuição geográfica, biologia, ferramentas para detecção e controle.
Por isso, um dos objetivos do Workshop é reunir especialistas dos EUA, Caribe, América do Sul e Central que disponham de informações sobre pragas invasoras recentes, de forma a fornecer aos pesquisadores, fitossanitaristas e produtores as ferramentas necessárias para enfrentar estas ameaças potenciais.
O evento será voltado também a produtores e extensionistas, que são diretamente impactados pelos danos causados por pragas invasoras. Será relevante também para organizações internacionais, como por exemplo, a Organização de Proteção de Plantas da América do Norte (NAPPO, sigla em inglês); Comissão de Proteção de Plantas do Caribe (CPPC); Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO.
O Workshop pretende ainda incentivar a união de esforços entre os setores de pesquisa públicos e privados, de forma a avançar no desenvolvimento de tecnologias para tentar conter a dispersão de pragas invasoras e de métodos de controle químico e biológico para combatê-las.
Mais informações podem ser encontradas no site do evento: http://conference.ifas.ufl.edu/TSTAR/
Fernanda Diniz
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
(61) 3448-4769
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura