Microgeo anuncia novo gerente de produtos
O engenheiro agrônomo terá a missão de aprimorar o desenvolvimento do Microgeo e dos novos lançamentos de produtos da empresa
Os ganhos obtidos na produção de soja, o acúmulo de carbono no solo e a ciclagem de nutrientes geradas pelo uso de diferentes consórcios de segunda safra são alguns dos resultados que serão apresentados durante o Workshop de Integração Lavoura-Pecuária que a Embrapa Agrossilvipastoril sediará nesta quinta (24) e sexta-feira (25), em Sinop, Mato Grosso (MT).
O evento é promovido pelo Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso), por meio do projeto Cultivando Vida Sustentável, pela UFMT, Fazenda Santana e Embrapa e marca o encerramento de um projeto de pesquisa e transferência de tecnologia realizado nas últimas três safras com financiamento do REM Mato Grosso.
O projeto reuniu pesquisadores da Embrapa e da UFMT em avaliações multidisciplinares sobre o uso de diferentes consórcios na segunda safra em sistema agrícola de plantio direto de soja e em sistema de integração lavoura-pecuária de ciclo anual. As atividades de pesquisa foram realizadas na Fazenda Santana, em Sorriso, e na Embrapa Agrossilvipastoril. Também foram capacitados grupos de técnicos em Nova Mutum e em Feliz Natal.
O Workshop terá programação no auditório e uma visita técnica a campo, onde os participantes poderão ver na prática alguns dos consorcios abordados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma antecipada pelo site catsorriso.org.br. As vagas são limitadas. Não serão feitas inscrições na hora.
O evento também poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal da Embrapa no Youtube.
O primeiro dia do workshop terá a programação voltada para os consórcios usados para produção de palhada para o sistema de plantio direto da soja. Serão abordados resultados relacionados ao volume de palha, química, física e microbiologia do solo, carbono e perfil estrutural do solo, incidência de nematoides, doenças e pragas, bem como qualidade dos grãos e resultados financeiros.
No fim da tarde de quinta-feira ocorrerá a visita técnica, na vitrine de tecnologias da Embrapa Agrossilvipastoril.
Na sexta-feira, dia 24, a programação no auditório será retomada pela manhã com apresentação de resultados e discussões sobre o desempenho dos consórcios focados na integração lavoura-pecuária. Serão abordados resultados zootécnicos, atributos químicos, físicos e microbiológicos do solo, sanidade da soja e indicadores econômicos.
Para finalizar a programação, haverá um painel com discussão sobre dois estudos de casos de ILP na região médio-norte de Mato Grosso.
Consórcios de SPD
Milho + Brachiaria ruziziensis
Milho + Brachiaria ruziziensis + C. spectabilis
Sorgo granífero BRS 373 + Estilosantes Bela
Brachiaria ruziziensis + C. spectabilis
Sorgo BSR Ponta Negra + C. spectabilis
Brachiaria ruziziensis + Gergelim + C. spectabilis + Niger + Nabo forrageiro + Trigo mourisco
Consórcios de ILP
Brachiaria brizantha cv. Piatã + feijão caupi
Piatã + Sorgo pastejo
Piatã + Nabo forrageiro
Piatã + Guandu Iapar 43 + Trigo mourisco + Girassol
Piatã + Coracana + Guandu + Estilosantes Bela + Trigo mourisco + Nabo forrageiro
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura