Workshop em modelagem de culturas e previsão climática em Passo Fundo/RS

29.10.2008 | 21:59 (UTC -3)

As variações climáticas atuais são um desafio aos produtores rurais na hora de decidir sobre o momento exato de iniciar o plantio das diferentes culturas. Para auxiliar o produtor nesta hora de incertezas a Universidade de Passo Fundo (UPF), a Embrapa Trigo, a Universidade da Flórida e a Universidade de Miami desenvolvem um projeto de pesquisa que visa estudar o impacto das mudanças climáticas globais nas principais culturas, especialmente as de verão. Desde esta terça-feira, 28, até o dia 30 de outubro, estão reunidos na UPF pesquisadores, professores, técnicos e produtores rurais interessados em conhecer as tecnologias de modelagem de culturas e previsão climática desenvolvidas pelo estudo internacional. O Workshop em Modelagem de Culturas e Previsão é promovido pelos cursos de Agronomia e Ciência da Computação da UPF em parceria com a Embrapa Trigo.

De acordo com o coordenador da atividade, professor Carlos Alberto Forcelini, o objetivo do projeto e do workshop é apresentar algumas tecnologias desenvolvidas pela pesquisa para reproduzir em condições de laboratório o crescimento das plantas. “A partir disso podemos estudar como as mudanças climáticas influenciam no crescimento, na produtividade e na ocorrência de doenças”, explica. O professor esclarece que o trabalho pretende fornecer subsídios para que as pessoas que estão no campo tenham condição de decidir, por exemplo, qual a melhor época de semeadura para as culturas, qual é o ciclo mais adequado das plantas a serem utilizadas para que os efeitos climáticos sejam amenizados. “A simulação utiliza softwares desenvolvidos para este fim, que se servem de informações climáticas geradas por diversas estações meteorológicas instaladas na região e no país”, completa.

Para Gilberto Cunha, chefe-geral da Embrapa Trigo, o conhecimento a respeito da história da modelagem e simulação e suas aplicações na agricultura permite perceber a evolução que essas ferramentas tiveram. “As pessoas que participam desse treinamento são referência mundial nesse tema, e por isso esses dias de workshop trarão muitos resultados”, prevê.

Nos dias 28 e 29 os participantes realizam atividades práticas com a ferramenta CSM-DSSAT e se familiarizarão com os conceitos básicos sobre os modelos de simulação de culturas. O terceiro e último dia será reservado para sessões plenárias com palestrantes convidados e painéis de discussão sobre o uso de modelos de simulação de culturas associados à previsão climática para a tomada de decisões na agricultura.

Fonte: Universidade de Passo Fundo - 54 3316 8142 / http://www.upf.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025