Workshop discute genômica animal

18.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Fernanda Diniz

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, sedia no período de 16 a 18 de novembro, o II Workshop da Rede Genômica Animal. O evento reúne pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de medicina veterinária, zootecnia, melhoramento animal, ciências biológicas, biotecnologia e agronomia, com o objetivo de apresentar e discutir metodologias e resultados obtidos com a aplicação de tecnologias genômicas aplicadas ao melhoramento animal. Adicionalmente, oferece dois cursos de formação: “Análise de expressão gênica em biocondutores” e “Análise de dados genômicos”.

A realização do Workshop é uma iniciativa da Rede Nacional de Pesquisa em Genômica Animal da Embrapa, coordenada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que abrange outras oito unidades de pesquisa da Embrapa - Caprinos e Ovinos (Sobral, CE); Gado de Corte (Campo Grande, MS); Gado de Leite (Juiz de Fora, MG); Informática Agropecuária (Campinas, SP); Meio Norte (Teresina, PI); Pecuária Sudeste (São Carlos, SP); Pecuária Sul (Bagé, RS) e Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE).

Participam também as seguintes universidades: Federal de Viçosa (UFV); Federal de Juiz de Fora (UFJF); Federal do Mato Grosso (UFMS); de Brasília (UnB); UNESP Botucatu; Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); UNESP Jaboticabal; Federal de São Carlos (UFSCar); ESALQ/USP; Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Federal de Minas Gerais (UFMG).

O projeto conta ainda com a parceria das instituições brasileiras: Instituto de Zootecnia de São Paulo; Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócio (APTA); Gensys Consultores Associados e Sadia Concórdia S.A e do Instituto Nacional de Investigación Agropecuária do Uruguai.

O desenvolvimento contínuo de tecnologias associadas às áreas de nutrição, sanidade, reprodução, manejo e genética animal tem sido determinante para que a pecuária brasileira mantenha importância expressiva na economia do país, movimentando cerca de 20% do PIB e contribuindo significativamente para o saldo positivo que a balança comercial tem apresentado nas ultimas décadas. Além de grande produtor e exportador de carne bovina, suína e de frango, o Brasil vem obtendo êxito em outros setores da pecuária, como a aqüicultura, e ovino e caprinocultura.

Mas, para manter a competitividade do país no cenário internacional, é fundamental não apenas continuar investindo em avanços tecnológicos para a pecuária brasileira, como também desenvolver mecanismos para proporcionar a integração desses conhecimentos, que são gerados por várias instituições de pesquisa brasileira, e evitar a sua fragmentação.

A Rede Nacional de Pesquisa em Genômica Animal é um instrumento eficiente para integrar as tecnologias e conhecimentos gerados pela pesquisa agropecuária no Brasil. A estrutura organizacional em rede facilita a troca de experiências e informações científicas entre as instituições envolvidas e permite acompanhar o desenvolvimento tecnológico e mudanças nas demandas dos produtores e consumidores de produtos de origem animal.

A realização de workshops, como o que acontece na Embrapa, é uma das ações da Rede para manter a união e fortalecer a troca de conhecimentos científicos e tecnológicos entre os setores que desenvolvem tecnologias genômicas de interesse zootécnico no Brasil.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025