Workshop da Embrapa vai mostrar como os indicadores podem garantir sustentabilidade

29.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Bruno Zamora Teoro

A utilização de indicadores para auxiliar agricultores a garantir a sustentabilidade de suas propriedades será debatida nos próximos dias 30 e 31 de agosto em um workshop organizado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS). Produtores rurais, pesquisadores e extensionistas vão participar das atividades.

Os indicadores referem-se a aspectos presentes nas propriedades que servem como parâmetros para medir a qualidade ambiental. A presença de minhocas, por exemplo, dá indicações sobre o solo: um maior número de minhocas revela um terreno rico em matéria orgânica e menos compactado. Já a presença de determinados tipos de peixes ou larvas de insetos na água significa boa qualidade para um lago ou rio.

O objetivo do Workshop será ajudar os agricultores – principalmente os familiares – a monitorar suas terras através dos indicadores. A ideia é fazer com que cada produtor rural possa fazer as medições e obter respostas sobre suas terras.

“A nossa ação será repensar os indicadores. Queremos trazer olhares de pessoas com as mais diversas idéias sobre o tema”, expõe a pesquisadora Lilian Winckler Sosinski, coordenadora do evento. “Teremos um levantamento sobre as percepções de sustentabilidade e sobre quais indicadores são interessantes para serem medidos”, complementa.

O Workshop faz parte do projeto de pesquisa “Rede de Referência”, da Embrapa Clima Temperado.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025