Faturamento do setor de máquinas eimplementos cresce 13% no primeiro semestre de2012
Uma visita orientada ao Centro de Pesquisa Viamão da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) integrou o programa de disciplina do PPG em Fitotecnia da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante a atividade, os estudantes de pós-graduação examinaram as coleções de plantas de oliveiras, medicinais, aromáticas e alguns citros, para coletar e identificar cochonilhas (pequeno inseto que se alimenta da seiva das plantas).
A disciplina “Tópicos Especiais em Fitotecnia – Biossistemática de Coccoidea: cochonilhas ocorrentes em hospedeiros de importância agroeconômica no Brasil” é ministrada por Vera Regina dos Santos Wolff, pesquisadora do Laboratório e Museu de Entomologia da Fepagro. Vera desenvolve pós-doutorado Empresarial na sede da Fepagro, com bolsa do CNPq.
A pesquisadora desenvolve projeto de pesquisa sobre os prejuízos à cultura da oliveira provocados pela cochonilha, numa parceria da Fepagro com a UFRGS. Um dos objetivos do projeto é fornecer subsídios para que seja desenvolvida uma forma de controle biológico desses insetos e aprimorar a viabilidade comercial das oliveiras na agricultura gaúcha. Os pesquisadores estão fazendo um levantamento das espécies de cochonilhas em cultivos de oliveira em Viamão, Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul e Cachoeira do Sul. A visita dos alunos ocorreu na quarta-feira (25).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura