Irga testa linhagens de arroz em Santa Vitória do Palmar/RS
Diferentemente do que muitos imaginam, a reforma de pneus não é um negócio de países em desenvolvimento. Ao contrário, está presente nas principais nações do mundo, em todos os continentes, informa a Vipal. O camarote da Borrachas Vipal na F-Truck, durante o GP de Tarumã, realizado neste final de semana, ratifica essa afirmação, bem como a condição de uma das principais marcas do mundo de produtos para reforma de pneus conquistada pela Vipal nos últimos anos.
Só do Uruguai foram 40 visitantes que, depois de constatarem o porquê da popularidade da F-Truck, iniciam um programa de visitas às instalações da empresa no Brasil. Juntaram-se aos uruguaios, americanos, australianos, jamaicanos, etíopes e sudaneses.
Hoje, a Vipal exporta para todos os continentes e possui centros de distribuição nos principais estados brasileiros, países da América do Sul, América do Norte e Europa. Em breve contará com uma unidade fabril no México, o que contribuirá para a ampliação dos negócios da empresa em todo o mundo. “Atualmente, cerca de 20% da nossa produção é exportada. Contamos com uma equipe altamente competente e especializada para atender à necessidade de customização de cada um dos mercados. Todos estes países são criteriosamente estudados e, em alguns casos, são desenvolvidos produtos exclusivos para as características do transporte na região. Um exemplo desta customização da Vipal é o desenho das bandas VDS, VHW especificas para neve. Há ainda as bandas super single a VZA-B, VTE2, VAP1 VRL1, também com desenhos específicos para o mercado europeu”, destaca Maria Locatelli, diretora de negócios internacionais.
REFORMAR É SEGURO, SUSTENTÁVEL E CUSTA MENOS
Estima-se que são produzidos cerca de dois milhões de pneus novos por dia em todo o mundo e o desafio dos países é a criação de alternativas para evitar que os pneus usados causem problemas ambientais. E a reforma de pneus é a principal alternativa, pois diminui o número de descartes na natureza. Mas a questão ambiental não é a única influência para o crescimento do mercado. Além de fazer parte dos programas de preservação do meio ambiente de praticamente todos os países, a redução de custos proporcionada pela reforma é altamente significativa. Um pneu reformado pode custar até 1/3 de um pneu novo, mantendo as mesmas características de segurança e desempenho, de acordo com a empresa.
“Sabemos que, depois do combustível, os pneus representam o segundo produto de maior custo no transporte. Imagine a economia gerada por uma transportadora, por exemplo, ao optar pela reforma. Os pneus reformados com as nossas bandas chegam a rodar mais que os novos e permitem gerar uma economia superior a 50% no custo do quilômetro rodado”, afirma Tulio Zamin, diretor da Vipal. E completa. “Em alguns países, os carros oficiais e viaturas policiais rodam com pneus reformados. Em outros há a obrigatoriedade por lei de reformar pelo menos uma vez os pneus dos caminhões. É devido a essa conscientização que apostamos em um grande crescimento das exportações para este ano”.
O principal motivo para a significativa redução do custo é que a reforma de um pneu economiza até 80% de petróleo, quando comparado com a produção de um novo. É simples: uma vez que se emprega menos borracha e outras matérias-primas há a redução dos gastos de produção. E o mais importante: o desempenho dos pneus não é comprometido. Aliás, um pneu pode ser reformado até três vezes.
Mais informações: 11.5502.5444 ou 5447
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