Vigiagro: produtos proibidos em bagagens alcançam 31,4 toneladas em 2009

31.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

Pescado, laticínios, embutidos, carnes, produtos apícolas, mudas, sementes e frutos foram os mais retidos em bagagens, no ano passado.

Em três aeroportos internacionais mais movimentados do Brasil (Guarulhos/SP, Galeão/RJ e Juscelino Kubitschek/DF) foram apreendidas 31,4 toneladas de produtos, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“O número de apreensões aumentou com a ação conjunta do Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Receita Federal. Precisamos conscientizar a população sobre os riscos da introdução de pragas e doenças no País pelo transporte desses produtos para, aos poucos, diminuir o número de retenções”, enfatiza o coordenador-geral do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), da Secretaria de Defesa Agropecuária, Oscar Rosa.

Para isso, o Vigiagro começou a divulgar informações nos voos internacionais sobre o que não pode entrar no País, como forma de ampliar a campanha iniciada em 2009.

Manual - Fiscais federais agropecuários estão capacitados para aplicar as normas de defesa agropecuária nos portos, aeroportos, aduanas e pontos de fronteira. A aplicação dos procedimentos é verificada em auditorias técnicas. Nos últimos três anos, 69 unidades das 106 distribuídas pelo Brasil foram auditadas. Além da avaliação dos processos de importação e exportação de produtos e insumos agropecuários, a auditoria avalia procedimentos administrativos, integração entre os órgãos e instalações.

Cursos - No período 2008/2009, a parceria entre o Mapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) contribuiu para a capacitação de 180 engenheiros agrônomos na identificação de madeiras e pragas quarentenárias florestais (aquelas que não estão presentes no País). “Após esse treinamento, é possível reconhecer as pragas, a partir das perfurações deixadas pelos insetos nas embalagens de madeira ou do tipo de serragem encontrada no piso de um contêiner”, explica Oscar Rosa.

Kelly Beltrão

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025