VI Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais acontece em novembro

23.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Cristina Tordin

O VI Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais que acontece de 9 a 11 de novembro de 2011, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), discutirá o tema com profissionais, instituições de pesquisa e pesquisadores do Brasil e de outros países, principalmente da América Latina.

Na palestra de abertura a pesquisadora Monique Remy, da França, irá falar sobre fragrâncias. Márcia Ortiz Mayo Marques, pesquisadora do IAC e uma das organizadoras do evento, acredita que os trabalhos inscritos, cerca de 200, enriquecerão em muito as discussões do simpósio.

Serão apresentados temas como o uso de óleos essenciais em medicina veterinária, por Lucimara Bertolini, da Ouro Fino Saúde Animal e pesquisa e desenvolvimentismo de produtos aromáticos de origem florestal certificados, com Cristina Saiani, da Atina Ativos Naturais.

Também serão discutidas a legislação, por Francine Soares Cunha, do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), biotransformação de terpenos e sua aplicação na indústria de aromas, por Gláucia Pastore, da Faculdade de Engenharia de Alimentos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O último dia conta com 2 palestras internacionais: pesquisa e desenvolvimento de produtos de uso na agricultura, com David Bernard, da Espanha e análise cromatográfica e atividades antioxidantes dos óleos essenciais e extratos SFE de Verbenaceae de plantas, com Elena Stashenko, da Colômbia.

Shirlei Scramin, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, participante da organização do evento, explica que o simpósio busca consolidar a cadeia produtiva dos óleos essenciais, que se iniciou no II Simpósio, em 2003, onde se discutiu as perspectivas da pesquisa, produção, cultivo, processamento e comercialização.

Além disso, o programa contará com mesas-redondas e apresentação de painéis sobre diversos temas, como química, atividades biológicas, cultivo, produção, controle de qualidade, utilização e mercado, usos em alimentos, cosméticos e perfumaria, melhoramento genético, produção e processamento de plantas aromáticas.

Mais informações e inscrições em

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025