Vendas da JBS se aproximam de R$ 30 bi no semestre

16.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Daniela Moll

Nos primeiros seis meses de 2011 o faturamento da JBS S.A. se aproximou de R$ 30 bilhões. As vendas da companhia registraram um crescimento de 19% no período em comparação ao primeiro semestre do ano passado. Entre janeiro e junho de 2011, a receita obtida foi de R$ 29,3 bilhões, ante os R$ 26,3 bilhões do primeiro semestre de 2010.

O resultado se deve ao bom desempenho de todas as unidades de negócio, que obtiveram crescimento superior a dois dígitos nos primeiros seis meses do ano. No período, a receita registrada pela JBS Mercosul – onde estão incluídas as operações de bovinos, couro e lácteos – foi de R$ 7,2 bilhões, um aumento de 14% em comparação ao primeiro semestre do ano passado.

Na JBS USA, onde estão incluídos também os negócios da Austrália, o resultado foi ainda melhor. As vendas da divisão de frango subiram 15% no semestre para US$ 3,9 bilhões, enquanto as de suínos atingiram US$ 1,7 bilhão, com aumento de 21%. Já a receita da operação de bovinos somou US$ 7,8 bilhões, resultado que representa um crescimento de 26% em comparação às vendas do primeiro semestre do ano passado.

O bom desempenho do semestre se deve aos números também positivos do segundo trimestre do ano. Nesse período, a receita da companhia foi de R$ 14,6 bilhões, valor 3,6% superior ao segundo trimestre de 2010. A situação poderia ser ainda melhor, não fossem as oscilações cambiais. Excluindo o fator câmbio, o faturamento da JBS S.A. teve um crescimento de 16,3% no segundo trimestre do ano.

O aquecimento do mercado interno e a recuperação das exportações dos produtos industrializados fizeram com que a receita da unidade chegasse a R$ 3,61 bilhões e registrasse crescimento de 2,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado também foi favorecido pelo desempenho do Brasil, onde a companhia conseguiu reduzir custos de produção devido a ganhos de sinergia e escala.

No mercado doméstico dos quatro países que formam a unidade o faturamento trimestral foi de R$ 2,30 bilhões. As vendas internas tiveram um crescimento de 15,1% em comparação ao segundo trimestre do ano passado.

Já no mercado externo, onde as vendas totais do trimestre somaram R$ 1,31 bilhão, o destaque ficou por conta dos produtos industrializados. Esse item registrou faturamento de R$ 189,6 milhões, dando sinais de recuperação em comparação ao trimestre anterior e crescendo 14,1%.

O segmento de carne bovina na JBS USA teve no segundo trimestre de 2011 uma receita de US$ 3,96 bilhões. O desempenho representa um crescimento de 17,9% em comparação ao mesmo período do ano passado e de 4,5% ante as vendas do primeiro trimestre do ano.

Apesar de os números da economia dos Estados Unidos, as vendas de carne bovina no mercado interno americano cresceram 1,4% no segundo trimestre deste ano ante o ciclo anterior. A receita obtida foi de US$ 2,81 bilhões, valor que superou em 17,9% as vendas do segundo trimestre do ano passado.

Apesar de o dólar ter reduzido o crescimento geral das vendas da JBS S.A. no segundo trimestre, a desvalorização da moeda americana deixou a produção dos Estados Unidos mais competitiva no mercado internacional. Com isso, as exportações atingiram US$ 1,15 bilhão, valor 22% maior que o segundo trimestre de 2010 e 13% superior ao resultado dos três primeiros meses de 2011.

O aumento significativo das exportações e dos preços médios de venda fez com que a receita do segundo trimestre alcançasse US$ 845,8 milhões, com crescimento de 14,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.

As vendas externas somaram US$ 144,4 milhões, aumento de 44,3% sobre o segundo trimestre de 2010. O preço médio de exportação avançou 35,5% para US$ 2,73 por quilo.

No mercado interno, a receita obtida foi de US$ 701,4 milhões, resultado que supera em 9,7% o desempenho do mesmo período de 2010. A empresa também conseguiu repassar parte do aumento de custos, de tal forma que o preço médio de venda ficasse em US$ 2,51 por quilo, 21,6% a mais que no mesmo período do ano passado.

As exportações de carne de frango atingiram níveis recordes, crescendo em ritmo superior ao da média da indústria americana. Esse contexto impulsionou as vendas gerais a partir da subsidiária americana, que somaram no segundo trimestre US$ 2 bilhões, desempenho 16,7% superior ao mesmo período do ano passado.

O segundo trimestre de 2011 também foi marcado por importantes fatos que merecem destaques:

A companhia concluiu a emissão de títulos de dívida de longo prazo no valor de US$ 2 bilhões em sua subsidiária dos Estados Unidos. Esses recursos serão pagos a uma taxa de juros média inferior a 4,5% ao ano, valor abaixo ao esperado pela empresa.

O objetivo da captação foi melhorar a estrutura do endividamento da JBS S.A., pagando dívidas mais caras no Brasil. Com isso já está sendo possível reduzir o custo financeiro da companhia e aumentar sua eficiência fiscal. O benefício da operação é estimado em US$ 150 milhões por ano.

Esta captação possibilitou à companhia encerrar o segundo trimestre com R$ 5 bilhões em seu caixa. Esse valor é mais do que 100% superior à dívida de curto prazo da empresa. Na prática, seria possível quitar todos os débitos existentes nos próximos 12 meses e ainda assim sobrariam recursos disponíveis.

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