Vencedores da Prova Canchim serão premiados no próximo sábado (8)

05.10.2011 | 20:59 (UTC -3)

Acontece no próximo sábado (8), a premiação dos tourinhos que mais se destacaram entre os 130 participantes da prova 1 da PCAD 2011 (Prova Canchim de Avaliação de Desempenho). São animais nascidos entre os meses de julho e setembro de 2010, em 13 criatórios localizados nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. No mesmo dia, os criadores poderão acompanhar a pesagem intermediária da prova 2, que assim como a primeira, está sendo realizada no Confinamento Malibu, em Campo Grande, MS.

O proprietário do tourinho melhor colocado tanto na prova 1 como na 2 receberão como prêmio a retirada de 750 doses de sêmen na Central de Inseminação Joias da Índia. “A estadia dos animais até a retirada do sêmen, bem como os exames e os procedimentos correrão por conta da Central”, explica João Paulo Marques Porto, diretor administrativo-financeiro da Associação Brasileira de Criadores de Canchim. Segundo ele, a entidade contatou diversas centrais para patrocinarem a premiação, mas a Jóias da Índia ofereceu a proposta mais interessante.

A prova, que conta com apoio da Embrapa Gado de Corte e de especialistas do programa Geneplus, teve início no final de abril. Nesse período, avaliou características importantes nas raças de corte, como ganho médio diário e peso final, perímetro escrotal, área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea, conformação frigorífica e caracterização racial. Somadas, as duas baterias constituem a maior avaliação de performance já realizada no Brasil para animais de raças taurinas ou sintéticas.

Para Maury Dorta de Souza Junior, coordenador técnico da PCAD, trata-se de uma grande prova na qual a raça começa um trabalho estruturado sob o ponto de vista técnico. "A raça, que nasceu de um trabalho técnico muito sério da Embrapa, agora volta a utilizar ferramentas modernas para acelerar sua evolução genética. Depois de seu desenvolvimento fenotípico, buscamos agora a evolução genética para as características que farão da raça Canchim a principal para cruzamento a campo no Brasil", explica. A PCAD integra um programa da ABCCAN para o aperfeiçoamento e melhoramento genético da raça Canchim, que inclui ainda o uso intensivo das DEPs como ferramenta para acelerar os ganhos genéticos da Raça.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025