Vantagens do sistema de irrigação autopropelido com barra irrigadora

O sistema de irrigação autopropelido com barra irrigadora pode ser uma alternativa vantajosa em relação a aspersores de canhão, pois diminui a sobreposição da lâmina d’água e garante maio

26.05.2020 | 20:59 (UTC -3)
Cultivar Máquinas

A irrigação utilizando um sistema autopropelido consiste, basicamente, na aspersão da lâmina de água sobre as plantas ou sobre o solo por meio de um sistema pressurizado composto por tubos e dispositivos mecânicos e hidráulicos. A aspersão da água ocorre por um único aspersor do tipo canhão, que é fixado em uma plataforma móvel. A plataforma é responsável pelo movimento linear na área cultivada, enquanto o canhão pode girar no próprio eixo para aumentar a distribuição de água.

O canhão e a plataforma móvel são conectados por um tubo flexível a um sistema de carretel, que é enrolado pela energia cinética da água. A força da água é responsável pelo acionamento de uma turbina que, durante a operação, recolhe o conjunto canhão e plataforma, fazendo o movimento linear na área a ser irrigada. Este sistema também é conhecido como carretel enrolador. Além da praticidade e da mobilidade, outra vantagem do sistema é a possibilidade de utilização para a fertirrigação com água residuária como vinhaça, dejetos da suinocultura, bem como adubação mineral.

O uso do sistema de carretel enrolador também é comum para a irrigação de salvamento durante veranicos, esse período sem chuva e de calor intenso submete as culturas ao déficit hídrico e consequentemente à redução de absorção de água, nutrientes e ao acúmulo de biomassa. Para manter a cultura com ótimo desenvolvimento durante todo o ciclo, esse sistema de irrigação pode ser empregado na lavoura pela fácil mobilidade, toda sua estrutura pode ser transportada para a irrigação de diversas áreas na propriedade, desde que haja disponibilidade de água.

Como qualquer outro sistema de irrigação, o carretel enrolador apresenta vantagens e limitações de ordem técnica ou econômica, portanto a escolha deve ser avaliada pelo produtor. De modo geral, o raio de alcance do sistema pode variar entre 52m e 70m, e a uniformidade da distribuição da lâmina vai depender de variáveis como pressão de operação, altura do canhão, velocidade do vento, sobreposição lateral, entre outros fatores.

No entanto, algumas limitações operacionais podem ser minimizadas com o desenvolvimento de novas tecnologias para a distribuição da água, como exemplo o desenvolvimento e acoplamento de dispositivos de aspersão mais eficientes, que pode melhorar de forma substancial a uniformidade de aplicação da lâmina de água e fertilizantes, aumento da produtividade, bem como economia de água.

CARRETEL ENROLADOR COM BARRA IRRIGADORA

O sistema de irrigação formado por carretel enrolador com barra irrigadora consiste em uma mudança estrutural da plataforma móvel e a substituição do canhão por uma barra com emissores de água distribuídos na sua extensão. Este dispositivo é conhecido como barra irrigadora. Consiste em uma barra linear metálica na forma de treliças, que pode variar entre 50m e 60m de comprimento, tem altura da barra regulável na plataforma móvel e pode irrigar culturas com até 4m de altura.

A plataforma móvel deve ser adaptada com o aumento da resistência de suporte, o aumento no número de rodados e um sistema de regulagem de altura da barra conforme o estádio de desenvolvimento ou o tipo de cultura. Essa estrutura permite que a barra seja movimentada lentamente de forma linear na área cultivada, aplicando a lâmina de água necessária para o ótimo desempenho da cultura.

VANTAGENS DA TECNOLOGIA

A barra irrigadora substitui o canhão de aspersão. Nesta mudança a água é distribuída de forma mais uniforme por emissores de água ao longo da barra metálica. Além disso, o sistema de ajuste de altura permite a distribuição da lâmina de água próximo ao solo ou do dossel da cultura. De modo geral, este sistema possui algumas vantagens em relação aos canhões convencionais de distribuição, como veremos a seguir.

MELHOR APROVEITAMENTO DA ÁGUA

Com a barra irrigadora, a água é aplicada próximo à copa das plantas, isso favorece a redução da perda de água por evaporação ou deriva pela ação do vento. No sistema de canhão convencional essa perda pode ser alta, dependendo das condições climáticas, do tamanho de gotas, da pressão de operação, do raio de alcance e da altura do canhão. Outras vantagens é são melhoria na eficiência de distribuição de água na extensão da barra e redução da necessidade de sobreposição. Portanto, essa tecnologia pode melhorar a eficiência do uso da água de irrigação e aumentar a produtividade agrícola.

Aplicação da lâmina de água com aspersor do tipo canhão na cultura da soja
Aplicação da lâmina de água com aspersor do tipo canhão na cultura da soja

Plataforma móvel e aspersor do tipo canhão para irrigação de área plantada com cana
Plataforma móvel e aspersor do tipo canhão para irrigação de área plantada com cana

Carretel enrolador equipado com barra irrigadora para aplicação da lâmina de água na cultura da cana
Carretel enrolador equipado com barra irrigadora para aplicação da lâmina de água na cultura da cana

Exemplo de adaptação da barra na plataforma móvel
Exemplo de adaptação da barra na plataforma móvel

MAIOR CONTROLE DA IRRIGAÇÃO

No sistema de canhão convencional alguns cuidados merecem atenção. A operação inadequada pode reduzir a uniformidade de distribuição de água e comprometer a produtividade da área. Deve haver uma sobreposição em função do raio de alcance do aspersor, além disso, como é um sistema que exige alta pressão, pequenas variações podem reduzir sua eficiência.

A irrigação com a barra irrigadora traz maior facilidade de manejo. A necessidade hídrica da cultura pode ser atendida de forma mais uniforme, bem como o volume necessário de água de irrigação pode ser regulado alterando a velocidade do equipamento no campo, apresentando-se como alternativa para substituir o canhão para a aspersão da água.

REDUÇÃO DO CUSTO DE OPERAÇÃO

Os emissores de água acoplados na barra irrigadora, em geral, são de pequeno porte e sua pressão de operação pode ser relativamente menor em relação ao aspersor do tipo canhão. A redução da pressão de operação pode ter efeitos positivos na diminuição do custo com energia para operação do sistema. Além disso, a operação com pressões mais baixas apresenta menores riscos de degradação do solo e escoamento superficial.

A suplementação de água via irrigação, bem como a aplicação da fertirrigação, tem papel importante no aumento do potencial produtivo das culturas. Sendo assim, o desenvolvimento de novas tecnologias e a melhoria de métodos convencionais têm um papel importante de aumentar a eficiência na aplicação de insumos na lavoura. Portanto, a inovação no campo tem reduzido de forma substancial o custo de aquisição de tecnologias e operação de equipamentos que hoje são essenciais para um bom manejo da cultura.

Jaqueline Aparecida Batista Soares, Luiz Fernando Gomes, Caroliny Fatima Chaves da Paixão, Marconi Batista Teixeira e Leonardo Nazário Silva dos Santos
IF Goiano

a


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024