Contrastes de belezas ilustram os papéis de parede de agosto do Grupo Cultivar
Assim como em anos anteriores, a Valmont estará presente em um dos mais importantes eventos técnicos e científicos do setor de irrigação do Brasil, o XXI CONIRD (Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem), que será realizado em Petrolina/PE, entre os dias 20 e 25 de novembro.
A região que engloba os municípios de Petrolina/PE e Juazeiro/BA se destaca pelo fato de hoje ser considerada um importante pólo de produção agrícola. Graças à implantação de diversos perímetros públicos de irrigação, a partir da década de 70, o setor de fruticultura irrigada, passou a ser um vetor de desenvolvimento regional no Semi-Árido brasileiro.
Com a execução de projetos de irrigação, o ambiente semi-árido, deixou para trás a imagem de seca e miséria. Pelo contrário, o clima quente e seco, aliado às técnicas de irrigação, passou a ser diferencial competitivo, uma vez que a região passou a obter ciclos sucessivos de produção, colheitas em qualquer época do ano e produtividade acima da média nacional, sobretudo em culturas perenes, como banana, coco, goiaba, manga e uva. Nos últimos anos, a região também vem se destacando fortemente na produção de hortaliças.
Justamente pelo fato de contribuir com o desenvolvimento econômico da região do Vale do São Francisco através dos pivôs Valley, a Valmont já se prepara para participar do CONIRD e levar a técnicos e produtores locais as últimas novidades da empresa, que é líder no mercado de irrigação.
Um dos mais novos produtos disponibilizados pela Valmont no Brasil para a gestão otimizada da irrigação das lavouras, o software Valley BaseStation2, está entre as novidades que serão apresentadas em Petrolina, durante o CONIRD. Exemplo da liderança tecnológica da empresa, o software permite monitorar e controlar equipamentos de irrigação, pivôs e estações remotas (bombas, auxiliares diversos, etc.) a partir de uma estação base via computador e rádio, como se o controlador estivesse no campo. Ou seja, os comandos e operações que normalmente seriam feitos do painel central localizado no campo, podem agora ser realizados do escritório ou residência, transmitidos via rádio. Além da BaseStation2, outra novidade da empresa é o dispositivo VIP (Valley Irrigação de Precisão), recém lançado nos Estados Unidos, e que tem por objetivo aplicar a quantidade ideal de água em cada área do campo de acordo com a variabilidade dos solos. Atualmente, os aspersores dos pivôs de irrigação detêm tecnologia tão avançada que através deles é possível modular até mesmo o tamanho das gotas que sairão dos equipamentos, desde gotas maiores até menores, necessárias no processo de germinação mais delicado.
Além da participação da Valmont, durante o CONIRD, serão realizadas palestras, oficinas e apresentados trabalhos técnicos e científicos sobre Agrometeorologia, Conservação de água e solo, Drenagem e Qualidade de água para Irrigação, Engenharia de Irrigação, Manejo da Irrigação e Culturas Irrigadas, Quimigação - Fertirrigação e Reuso de Água.
Mais informações sobre o evento no site da ABID (Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem), organizadora do evento:
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura