Seminário Mineiro de Floricultura discute sustentabilidade na produção de flores e plantas ornamentais
Um show de tecnologia. É dessa forma que a Valmont pretende marcar presença em um dos mais importantes eventos com foco no setor de tecnologia de irrigação agrícola do país, o Irrigashow 2011, que acontece na nesta quarta-feira (10), Campos de Holambra/SP.
À convite da Valmont, empresa líder no mercado de irrigação, o diretor operacional do Irriger, Hiran Medeiros, fará uma apresentação sobre gestão da irrigação durante o evento, mostrando como o manejo do sistema de irrigação pode ser complementado pela utilização das mais recentes tecnologias da Valley – o Base Station II e o VRI (Valley Irrigação de Precisão) - para aumentar a produtividade das lavouras, de forma sustentável.
Destaque entre os produtos que serão divulgados no estande da Valmont, durante a Irrigashow 2011, o VRI (Valley Irrigação de Precisão), é um equipamento que garante a aplicação precisa da água em diferentes partes da área irrigada, maximizando a produção com menor consumo de água e energia. Este sistema de fácil utilização permite ao operador desenvolver prescrições ou “planos de irrigação” usando dados de campo como topografia, tipo de solo, fertilidade, produtividade, etc. O plano de irrigação é então carregado no sistema de irrigação para uma distribuição precisa da água de acordo com a quantidade de zonas definidas pelo usuário.
O VRI foi lançado em fevereiro deste ano em Nebraska, nos Estados Unidos e já está à disposição dos produtores brasileiros. O equipamento, especialmente desenvolvido para pivôs centrais, é a primeira linha de controle integrado de taxa variável de irrigação na indústria. Para melhor atender aos produtores e gestores de irrigação, foram desenvolvidas duas versões diferentes para controle, o VRI Controle de Zonas e VRI Controle de Velocidade.
É utilizado tanto com o painel de controle Pro2 ou com o Select2. Baseado em uma prescrição que deve ser carregada no software, o VRI Controle de Velocidade automaticamente aumenta a velocidade do pivô central, ou a diminui, em até 180 diferentes setores ao redor do campo. A mudança na velocidade controla a quantidade de água aplicada em cada segmento.
Permite uma irrigação de máxima precisão. Com até 30 diferentes zonas ao longo do pivô central, utiliza válvulas de controle de aspersão que pulsam para ajustar a aplicação da lâmina de irrigação dentro de uma zona de gestão (ou bloco de um setor) no campo. As Zonas do Pivô podem ser individualizadas (quantas vezes forem necessárias, de acordo com a prescrição) a cada 2 graus, permitindo mais de 5.000 diferentes zonas de gestão em um campo irrigado. Este sistema opera com o painel de controle Valley Pro2, onde é instalado o programa VRI Controle de Zonas e no pivô central são instalados os componentes de controle e comando das zonas de irrigação.
A Valmont também apresentará aos visitantes da Irrigashow 2011, sua mais nova tecnologia na área de automação, o software Base Station2, que facilita a vida do produtor rural e gestores de irrigação, ao permitir o monitoramento e controle de equipamentos como pivots e estações remotas (bombas, auxiliares diversos) a partir de uma estação Base, via computador e rádio. Dessa forma, é possível realizar do próprio escritório ou residência todos os procedimentos e operações que deveriam ser feitos no painel central do Pivot. O Valley Base Station2 otimiza o trabalho na propriedade de forma significativa, uma vez que reduz o número de viagens ao campo para verificação e acionamento de equipamentos. A utilização do software também garante maior agilidade na supervisão da irrigação e economia na conta de energia elétrica.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura