Funrural: Kaefer quer levar o assunto novamente ao Plenário
Maior produtor de pequenas frutas da região da Serra gaúcha, o município de Vacaria promove, de 5 a 7 de dezembro, a 6ª Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel (Fefam), no mercado público municipal. A abertura da colheita e Tarde de Campo de pequenas frutas dão início ao evento, na sexta-feira, às 14h, na propriedade do agricultor Jair de Souza Vargas. A feira irá funcionar na sexta, a partir das 15h, sábado a partir das 7 horas, e domingo a partir das 9 horas, e terá, além dos 84 expositores de pequenas frutas e derivados, artesanato e mel, oficinas de culinária e de artesanato, palestras sobre mercado e qualidade nutracêuticas das pequenas frutas e apresentações artísticas, entre outras atrações.
Na safra 2007/2008, o município de Vacaria colheu 945 toneladas de amora-preta, 45 toneladas de framboesa, 48 toneladas de mirtilo e 1.225 toneladas de morango.
O cultivo de pequenas frutas na região incorporou costumes e tradições e é hoje uma alternativa de renda importante para os agricultores familiares e empresas agrícolas. Há sete anos, a área cultivada com morango era quase inexpressiva, a amora-preta estava concentrada em uma única empresa e pouco mais de 10 produtores, e a framboesa e o mirtilo eram quase inexistentes. Hoje, a área cultivada com essas espécies na região (Vacaria, Campestre da Serra, Muitos Capões, Pinhal da Serra, Esmeralda, Monte Alegre dos Campos e Bom Jesus) ultrapassa os 250 ha (sendo 174 ha em Vacaria), envolvendo mais de 300 produtores.
"Os desafios para a consolidação da cadeia de produção das pequenas frutas na região ainda são muitos, mas as perspectivas de sucesso nos motivam a continuar nosso trabalho de organização dos produtores e apoio às iniciativas empreendedoras na área de processamento, produção de mudas de qualidade e armazenagem de frutas, e a projetos importantes que estão em andamento, como a instalação de uma agroindústria para processamento de pequenas frutas no assentamento Nova Estrela e o programa municipal de pequenas frutas", conclui Pagot.
Rejane Paludo
Emater/RS-Ascar – Regional Caxias do Sul
(54) 3223-5633
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura