USP é homenageadapela pela ABAG

12.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

A Universidade de São Paulo (USP) foi homenageada, no dia 10, pelos 75 anos de fundação durante cerimômia de abertura do 8º Congresso Brasileiro de Agribusiness, promovido pela Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG).

Sob o tema “Agronegócio é Sustentabilidade: Crise e Oportunidades”, o congresso aconteceu nos dias 10 e 11 de agosto, em São Paulo (SP).

Na ocasião, o presidente da ABAG, Carlo Lovatelli, fez uma saudação à USP ao lado do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João de Almeida Sampaio Filho, e logo em seguida entregaram à reitora da USP, Suely Vilela, uma escultura e um diploma.

Em seu pronunciamento, a reitora falou sobre a trajetória da Universidade, destacando suas conquistas e seu papel no desenvolvimento do Estado e do País, o que justifica-se pela sua visibilidade internacional – nos últimos 4 anos, registrou aumento de 38% de cooperações com instituições de ensino superior dos cinco continentes; crescimento ao redor de 400% do número de docentes e pós-graduandos do exterior na USP; aumento vertiginoso de aproximadamente 600% no número de pós-doutores, o que refletiu em avanço superior a 58% na produção científica indexada, indicador da qualidade da pesquisa desenvolvida.

Suely Vilela considera que grande parte da distinção que a USP recebeu por parte da ABAG resulta da contribuição significativa de uma das mais prestigiadas Unidades de Ensino e Pesquisa da USP, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ). “Formando competências, desenvolvendo pesquisas inovadoras e influindo decisivamente na formulação de políticas para a área de agricultura, a Escola, como a USP, se caracteriza pelo pioneirismo de suas ações e busca criativa de soluções, destacou.

“A USP, ao longo de seus 75 anos de vida profícua, sempre se colocou à disposição da sociedade na discussão e proposição de soluções para temas estratégicos. Continuará, portanto, em sua jornada, cumprindo com o papel, que sempre honrou, de fazer da educação e da geração de conhecimento os catalisadores essenciais para o desenvolvimento sustentável da nação brasileira”, finalizou a reitora.

O diretor da ESALQ, Antonio Roque Dechen, que se deslocou até São Paulo para participar desse congresso que considera um diferencial no desenvolvimento do agronegócio, acompanhou de perto a homenagem recebida pela USP e, por extensão, pela própria ESALQ.

Alicia Nascimento Aguiar

Esalq

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025