Uso de sementes tratadas pode evitar prejuízos nas lavouras de inverno

24.04.2010 | 20:59 (UTC -3)

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área cultivada de trigo no Brasil durante a safra 2009/2010 foi de 2.446,8 mil hectares.

A maior concentração de cultivo está localizada na região Sul, sendo o Estado do Paraná o principal produtor, com 1.292 mil hectares, correspondente a 52,8% da área total. Na sequência, vem o Rio Grande do Sul com 882,3 mil hectares (36,6%) e logo depois Santa Catarina com 121,1 mil hectares (4,95%).

A nova safra de trigo - e dos demais cereais de inverno, como aveia e cevada - começa a ser plantada agora, e os produtores podem iniciar a prevenção de doenças, como oídio, ferrugem e manchas foliares, e de pragas, como coró, pulgões e percevejos, por meio da adoção do tratamento de sementes, o primeiro passo para a realização do manejo integrado.

"O tratamento de semente é a primeira etapa para o manejo e a prevenção efetiva de doenças e pragas, responsáveis pela queda de produtividade. Ao utilizar sementes tratadas, os produtores conseguem viabilizar o potencial produtivo, evitando a introdução e transmissão de fungos, manejando pragas e protegendo o stand inicial. Com isso, conseguem manter um número maior de plantas produtivas por área", afirma Mário Rissi, gerente de culturas Cereais de Inverno da Bayer CropScience na região Sul.

Com a realização correta do manejo integrado, os produtores podem evitar perdas, como as verificadas na safra anterior de trigo, quando o excesso de chuvas favoreceu o aparecimento de doenças, que por sua vez, causaram queda na produção, depreciação do produto e, em muitos casos, tornou-o impróprio para uso na panificação.

A Bayer CropScience informa que oferece duas soluções para o tratamento de sementes das culturas de cereais de inverno, sendo um fungicida e outro inseticida. Baytan é um fungicida sistêmico com amplo espectro de ação, que protege a lavoura na fase inicial contra doenças como oídio, ferrugem e manchas foliares, facilitando o manejo das mesmas na parte aérea, sendo indicado para o tratamento de sementes de aveia, cevada e trigo. Já Gaucho é um inseticida sistêmico, também indicado para as culturas de cereais de inverno, e controla as principais pragas, como os pulgões, percevejos e corós.

Fonte:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025