Circuito Boi Verde mostra o potencial da raça Nelore
Números expressam as dimensões de uma das maiores feiras do setor de carnes do mundo: 650 expositores, 35.000 compradores e 150 milhões de dólares em negócios.
Classificada como a maior da América Latina, a Feira Internacional da Industrialização da Carne (Mercoagro) será realizada em Chapecó, na área de maior concentração de frigoríficos do Brasil, no oeste catarinense, no período de 14 a 17 de setembro, reunindo 650 empresas do setor e gerando negócios da ordem de 150 milhões de dólares.
A feira é organizada pela Brazil Trade Shows (BTS), com promoção da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó.
Ancorada por uma série histórica bem-sucedida, a oitava edição da feira está embalada de muito otimismo. “Depois de um ano de dificuldade, a indústria da carne iniciou uma escalada mundial de recuperação que influenciará positivamente os negócios gerados na feira”, prevê o presidente da BTS, a empresa organizadora, ALEXANDRE BARBOSA que expõe, a seguir, os aspectos relevantes da feira.
QUEM VAI EXPOR
Neste ano, empresas consagradas como a Bitzer (compressores) e a Amazonas (cola para embalagens) estreiam na feira, enquanto expositores como Frinox, Multivac e Guntner aumentam seus estandes. As empresas expositoras compõem o maior e mais completo conjunto de insumos para o processamento industrial de carnes: máquinas, equipamentos, implementos, embaladoras, condimentos, correias, gases industriais, sistemas de tratamento de efluentes, estufas e equipamentos para congelamento e refrigeração, tripas, filtros, corantes, aromatizantes, impermeabilizantes, utensílios, entre centenas de outros itens.
VENDA DE ESPAÇOS
A reputação de prestígio da Mercoagro é confirmada pela venda de 100% dos 300 estandes internos e pela lista de espera de empresas interessadas em ingressar na expo-feira. Espaço disponível, agora, somente nas áreas externas dos pavilhões do parque de exposições Tancredo Neves. Cada estande abrigará duas ou mais empresas expositoras, razão pela qual participarão 650 expositores em uma área de 15.000 metros quadrados. Em quatro dias, a feira receberá 35.000 visitantes/compradores do Brasil e do exterior. Quem está de fora quer entrar, quem está dentro quer ampliar seu espaço.
COMITÊ DE RELACIONAMENTO
Um novo canal de comunicação para interagir expositores e promotores da Mercoagro foi criado neste ano: é o Comitê do Expositor. O Comitê expressa a política de cooperação e aproximação entre os principais stakeholders (parceiros) da Mercoagro2010. O Comitê de expositores adotou a metodologia de reuniões mensais entre a BTS e um grupo de empresas expositoras. O comitê foi criado no início de março e dele participam 18 empresas, entre elas, Bettcher do Brasil, Jarvis, Poly Clip, BYG, Ulma Packaging, Handtmann, Tipper Tie do Brasil e Brapenta. Seu objetivo é discutir melhorias em tudo o que envolve a Mercoagro, inclusive a gestão operacional, plano de comunicação e marketing, visitação e outros assuntos. As reuniões acontecem em São Paulo, na sede da BTS, mas algumas serão programadas para Chapecó, cidade-sede do evento.
GERAÇÃO DE RENDA E EMPREGOS
A expo-feira tem grande capacidade de gerar postos de trabalho temporário. Somente a BTS utilizará 70 profissionais de seu quadro permanente e mais de 300 profissionais temporários no período da feira. Outras 5.000 pessoas serão empregadas temporariamente nos setores que formam o entorno de serviços de infraestrutura e apoio da Mercoagro. Por outro lado, o volume de recursos que circularão em Chapecó e na região em razão da realização da Mercoagro, levando-se em conta os serviços prestados por hotéis, restaurantes, serviços de apoio, segurança, montadoras, transportes, etc, será da ordem de 5 milhões de reais.
PRESENÇA INTERNACIONAL E DE SC
Grandes empresas mundiais estarão na Mercoagro, como a norte-americana Morris & Associates e a alemã Thermofin, ambas da área de refrigeração. Dezenas de outras empresas do exterior representadas ou com distribuidoras no Brasil participarão da feira que também terá a presença de Marel Food Systems equipamentos, Unipac embalagens, Poly Clip equipamentos, Ulma equipamentos, Sulmaq equipamentos, Handtmann equipamentos, Spel embalagens, Kraki, Guntner refrigeração e Intralox equipamentos.
Apesar do caráter transnacional da expo-feira, haverá expressiva presença de empresas catarinenses expondo na Mercoagro 2010. Dentre centenas de expositores confirmados, 39 empresas catarinenses marcarão presença, 27 das quais sediadas em Chapecó, pólo nacional de proteína animal.
MELHORIAS NO PARQUE
Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Chapecó e a Brazil Trade Shows (BTS) proporcionará melhorias nos pavilhões do Parque Tancredo Neves, que sediará a Mercoagro. A Prefeitura e a BTS ajustaram acordo que prevê investimentos de cerca de 800 mil reais. A Administração municipal participará com 600 mil reais e a BTS, mediante convênio com a Prefeitura, com 200 mil reais. Os investimentos consistirão em substituição da rede elétrica interna dos pavilhões I (com área de 3.016 m2), II (1.947 m2) e III (1.932 m2) para que possa suportar maior carga. Também será reformado o sistema hidráulico para garantir o suprimento de água durante a feira. Para a oitava edição da Mercoagro também serão feitas adequações em todos os pavilhões.
SEMINÁRIO
O principal evento paralelo da Mercoagro 2010 será o 8º Seminário Internacional de Industrialização da Carne, programado para o período da manhã dos dias 15 e 16 de setembro, no centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês. O Seminário será organizado pelo Senai e tem várias palestras confirmadas, entre elas: “Rastreabilidade: Como o Uruguai se tornou o processador de carnes mais moderno do mundo”, com o engenheiro eletricista Marcelo Milani Machado; “Como ter sucesso usando a estatística nos controles dos processos de produção de alimentos”, com o consultor de empresas Paulo Afonso Lopes; “Barreiras sanitárias e suas derivações no mundo pós-crise econômica”, com o médico veterinário Guillermo Ignácio Oscar Spaini; “Clostridium, enterobacterias e bactérias lácticas e seu envolvimento na deterioração de carnes refrigeradas embaladas à vácuo”, com a engenheira química Pilar Rodriguez de Massaguer e “Sistemas avançados de extração de carnes” com o engenheiro mecânico Bart Aarts.
CLÍNICA TECNOLÓGICA
O Senai também realizará durante a Mercoagro 2010 a Clínica Tecnológica que ocorrerá no Parque da Efapi, em espaço destinado aos profissionais do setor cárneo. Profissionais do Senai estarão disponíveis para equacionar eventuais dúvidas apresentadas pelos visitantes, conforme temas a serem definidos. O evento é de acesso gratuito.
LABORATÓRIO EXPERIMENTAL
O Senai Chapecó cederá suas instalações, incluindo o auditório e centro de processamento de carnes, para as empresas que desejarem fazer demonstração de seus produtos. Várias empresas estão confirmadas para o evento e há possibilidades para abertura de outras vagas. Também estão previstos, como eventos paralelos, o Seminário Mercado & Avanços em Tecnologia de Carnes, a II Mostra Tecnológica e o II Workshop de Difusão Tecnológica.
Foto 1 – Alexandre Barbosa, presidente da BTS - empresa organizadora
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional - (49) 3323-4244
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura