Tecnologias e cultivares da Embrapa ficam mais acessíveis aos produtores
Um reconhecido e respeitado especialista em Bioenergia, o executivo Tadeu Andrade inicia agora uma nova empreitada. Depois de responder por 10 anos pela direção de Pesquisa & Desenvolvimento do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, de Piracicaba (SP) -, Andrade coloca no ar esta semana o portal Universidade Canavieira, com 60 cursos à distância, destinados a profissionais de empresas produtoras de açúcar, etanol e energia.
Para tocar o novo projeto, o executivo recrutou a engenheira química Marlu Gomes Joia, também oriunda do CTC. Até 2011, ela foi responsável pelo portal de educação à distância do centro de pesquisas, bem como pela gestão de cursos presenciais. Um ano atrás, o CTC integrou a relação das 25 melhores práticas de e-learning do País. Entre 2005 e 2011, conta Marlu, mais de 28 mil colaboradores de usinas, e fornecedores de cana-de-açúcar, receberam capacitação nessa modalidade de ensino.
“O conceito de nosso portal segue exatamente os mesmos padrões que eram observados no CTC”, ressalta Andrade.
Ele explica que em nenhuma hipótese fará concorrência com a empresa de pesquisas de Piracicaba, à qual serviu até o mês de março último. Esta, por sinal, deixou de oferecer cursos à distância devido a um reposicionamento de mercado. “Ao contrário, tivemos pleno apoio da direção do CTC para seguir com o empreendimento”, comenta o executivo, que prefere não divulgar o valor do investimento realizado no portal.
Andrade adianta que o módulo de cursos oferecido pela Universidade Canavieira está dividido nos grupos Agrícola, Autodesenvolvimento, Documentários, Industrial, Laboratório, Meio Ambiente e Programas de Orientação. Nos próximos meses, revela o executivo, deverá contar ainda com a oferta de cursos semipresenciais e presenciais.
Na área agrícola, os cursos abrangem variações como Cartas de Solo, Colheita Mecanizada, Broca Gigante, Imagens de Satélite, Corte, Carregamento e Transporte (CCT); Experimentação Agrícola, Adubação e Plantio Mecânico. A temática industrial inclui Fabricação de Açúcar, Balanço Energético, Fermentação e Descarga, Alimentação, Preparo de Cana e Extração. Já a grade associada a meio ambiente contempla Balanço Hídrico e Reuso de Água, além de Recursos Hídricos e Legislação das Águas.
No tocante à formação de mão de obra - tida como um dos desafios de médio prazo que o setor terá de enfrentar para se manter na liderança mundial da produção sucroenergética -, há cursos voltados para os mais diferentes perfis profissionais: Administração Financeira, Direção Defensiva, Motorista Canavieiro, Gestão do Tempo, Liderança e outros.
De acordo com Tadeu Andrade, os preços para acesso aos cursos variam entre R$ 500 e R$ 1.500 por aluno. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo endereço http://unicanavieira.atenalms.com.br.
Engenheiro agrônomo, especialista em Entomologia, Andrade trabalhou durante 24 anos na divisão Produtos Agrícolas da empresa americana DuPont, onde permaneceu até 2002, quando assumiu a direção de Pesquisa & Desenvolvimento do CTC. Na empresa de Piracicaba, ele coordenou o programa de Melhoramento Genético atrelado ao maior banco de germoplasma de cana-de-açúcar do mundo, e liderou dezenas de projetos de pesquisa nas áreas agrícola e industrial.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura