Evento Raízes, da Nidera, chega ao Paraná
Colaboradores e parceiros da marca no Brasil e no Paraguai estiveram reunidos em Foz do Iguaçu
A Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agroquímicos (UR) recebe esta semana a segunda turma de engenheiros agrônomos do setor de agroquímicos, para um treinamento de atualização. A equipe técnica de uma grande companhia da área é a segunda a ser atendida este ano pelo curso de curta duração da entidade, com dois dias de atividades, focado nas áreas de tecnologia de aplicação de agroquímicos, segurança no manuseio e uso de adjuvantes na pulverização agrícola.
Primeira iniciativa do gênero no País, a Unidade de Referência resulta de uma parceria entre o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA-IAC) - órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP -, e a iniciativa privada. A entidade está instalada na sede do CEA-IAC, em Jundiaí, a 50 km da capital.
Para este ano, a expectativa da UR é treinar em torno de 150 pessoas, entre engenheiros agrônomos e técnicos de empresas da agroindústria. No ano passado, cerca de 80 profissionais passaram pelos treinamentos da entidade, segundo informa seu coordenador, o pesquisador científico Hamilton Ramos. Ramos acrescenta que os treinamentos da UR realizados em 2017 formaram consultores para capacitar trabalhadores rurais ao manejo de agroquímicos.
O pesquisador enfatiza que os esforços da Unidade de Referência buscam elevar o potencial de alcance dos treinamentos hoje disponíveis no Brasil na área de agroquímicos. Para ele, os programas atualmente empreendidos por entidades do setor rural atingem no máximo 100 mil pessoas-ano. “Nesse ritmo seriam necessários 20 anos para treinar em torno de 2 milhões de pessoas no campo, ou seja, quase o número de trabalhadores que atua hoje na função de aplicador de agroquímicos”, destaca Ramos.
Ainda de acordo com o pesquisador, a Unidade de Referência anunciará no mês que vem o lançamento de um novo módulo de treinamento, que terá aulas gravadas e será ministrado à distância (EAD).
Mais informações: www.unidadedereferencia.com.br.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura