Embrapa Rondônia inicia semeadura do Programa Soja Livre
Entre os dias 7 e 9 de novembro, a Unesp (Universidade Estadual Paulista) celebra seus 35 anos dentro do III Fórum de Internacionalização. O evento será no Memorial da América Latina, em São Paulo, com a presença de reitores e gestores da área de Relações Internacionais de universidades de cinco países.
O Fórum será aberto ao público, exceto no primeiro dia, quando grupos de trabalho das pró-reitorias da Unesp e da Assessoria de Relações Externas – setor da Universidade organizador do evento – farão reuniões fechadas.
No dia 8, a diretora do gabinete de Relações Internacionais da Universidade do Minho (Portugal), Adriana Lago de Carvalho, ministra, ao longo do dia, palestras e workshop sobre os passos da internacionalização naquela instituição e abordará os temas da mobilidade acadêmica e políticas de internacionalização.
No dia 9, às 8h30, a Unesp comemora seus 35 anos, em solenidade com a presença do vice-reitor em exercício da Reitoria Julio Cezar Durigan. Na ocasião, recebem homenagem os ex-reitores da Unesp.
Às 10h30, tem início o colóquio “Universidade sem fronteiras”, com duas mesas-redondas voltadas à internacionalização do ensino superior. A primeira contará com a presença da educadora Eva Egron Polak, secretária-geral da IAU (International Association of Universities), organização não governamental sediada na Unesco, em Paris; da vice-reitora de Relações Internacionais da Universidade de Toronto (Canadá), Judith Wolfson; e do reitor da Universidade do Porto (Portugal), José Carlos Marques dos Santos, que falará sobre rankings internacionais. A mesa terá mediação do secretário de Estado da Educação de São Paulo, Herman Voorwald, reitor afastado da Unesp.
No período da tarde, a partir das 14h30, o encontro segue com o vice-reitor da Universidade do Arizona (EUA) e diretor executivo da Conahec (Consortium for North American Higher Education Collaboration), Francisco Marmolejo; e com os reitores da Universidade de Hubei (China), Xiong Jianmin; da Universidade de Darmstadt (Alemanha), Ralph Stengler; e da Universidade de Salamanca (Espanha), Daniel Hernandez Ruipérez. Marmolejo mostrará seu ponto de vista sobre a internacionalização do ensino superior não apenas nos Estados Unidos, mas também no México e no Brasil. Por sua vez, o reitor espanhol falará sobre o espaço ibero-americano de educação superior. Esta mesa terá mediação do ex-reitor da Unesp Marcos Macari.
O Fórum terá traduções simultâneas do inglês para o português e do mandarim para o português.
III Fórum de Internacionalização da Unesp
7 a 9 de novembro
Memorial da América Latina, auditório Simon Bolívar
Rua Auro Soares M. Andrade, nº 564 – Barra Funda (SP)
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura