Artigo - Recursos florestais: produtos florestais não madeireiros
Teve início na segunda-feira, dia 03 de outubro, a terceira edição do Fórum Brafagri, realizado no auditório da Zootecnia, na Central de Aulas da Fazenda Experimental Lageado.
O programa Brafagri foi implementado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior para o Brasil (Capes) e pela Direção Geral de Educação e Pesquisa, (DGER), do Ministério da Alimentação, Agricultura e Pesca (MAFF) e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e dos Assuntos Europeus da França (MAE).
O programa tem como objetivo geral promover projetos de cooperação bilateral no âmbito do ensino das Ciências Agrárias, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária, através do intercâmbio de estudantes e membros do corpo docente, dos estudos comparativos e avaliação de cursos e métodos de ensino nos dois países.
O Fórum contou com as presenças do professor Julio Cesar Durigan, vice-reitor da Unesp no exercício da Reitoria; professor José Matheus Yalenti Perosa, vice-diretor da FCA/Unesp; professor Marcio de Castro Silva Filho, diretor de Relações Internacionais da Capes; Jean Pierre Garino, assessor de Cooperação e Ação Cultural do Consulado Geral da França em São Paulo e Pierre Autissier, representante do Ministério da Agricultura, Alimentação da Pesca, da Ruralidade e Planejamento Territorial da França.
A excelente interação entre Brasil e França nos projetos desenvolvidos pelo Brafagri foi destacada pelo representante do Consulado Geral da França na solenidade de abertura do evento. “A parceria estratégica entre nossos países não poderá existir sem um substrato de jovens pesquisadores, com a compreensão das duas culturas”, disse Jean Pierre Garino. “Esperamos que o evento discuta as conquistas e traga um olhar para o futuro do programa com o intuito de aumentar e aprimorar o intercâmbio entre os países”.
O professor Durigan também ressaltou a importância do programa Brafagri para a Unesp. “Nossa instituição se preocupa com a formação dos alunos, para que eles tenham uma vida produtiva. A Unesp não deve deixar de ser um nicho fecundo para a discussão de idéias que, em última instância, resultarão em segurança alimentar para a sociedade. A universidade deve se colocar diante do mundo como agente, propondo pautas e agendas e promovendo a interação entre as bases produtivas dos dois países”.
O evento terá ainda uma reunião técnica com os coordenadores brasileiros de projetos Brafagri e visitas técnicas à Faculdade de Ciências Agronômicas, à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e a empresas agropecuárias e florestais situadas na região de Botucatu.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura