Welles Pascoal assume a presidência da Dow AgroSciences no Brasil
Durante a safra 2011/2012, especialistas da Accenture acompanharam um grande produtor rural no interior de São Paulo, avaliando as atividades de manutenção, as características do processo de colheita e os equipamentos utilizados em todas essas atividades. Estes dados serviram como base para estudos aonde foi aplicada a metodologia conhecida como Manutenção Centrada na Confiabilidade, com o objetivo de reformular o programa de manutenção, visando a aplicação racional dos recursos e a maximização dos resultados.
Os números foram surpreendentes: redução de 10% no custo de manutenção durante toda a safra; ou seja, em uma frota de dez máquinas, a manutenção de uma sairia de graça.Considerando que o custo de, por exemplo, uma colheitadeira, pode superar os R$ 450 mil, e que o gasto médio de manutenção no período de safra é estimado em até R$ 100 mil, os valores envolvidos são significativos, e podem fazer diferença para a saúde financeira da organização.
O levantamento da Accenture também concluiu que uma gestão planejada que considere todas as etapas do negócio e não apenas a colheita, além da economia direta de custos, permite ganhos comprovados com a maior disponibilidade e confiabilidade das máquinas, resultando em um maior tempo disponível para a produção.
Feitas as contas, os gastos com manutenção foram amplamente compensados com acréscimo de receita conseguida com a otimização e uso mais eficiente dos equipamentos.
Síntese para a adoção de um programa de Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC):
- Estratégia de manutenção
- Processos e práticas
- Gestão do trabalho
- Gestão da cadeia de suprimentos
- Tecnologias de informação e de automação
- Gestão do desempenho de ativos
- Administração, organização e pessoas
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura