Últimos dias de inscrições de trabalhos técnicos e científicos para o VI Workshop Agroenergia realizado pela APTA e IAC

21.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Estão abertas as inscrições de trabalhos técnicos e científicos para apresentação no VI Workshop Agroenergia: Matérias-Primas, realizado entre 27 e 28 de junho, em Ribeirão Preto, São Paulo. O evento é promovido pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), por meio da APTA Centro-Leste/DDD e do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, ambos ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Até o dia 10 de maio, os interessados podem enviar seus trabalhos pelo site

.

Durante o evento, serão abordados diferentes temas apresentados por especialistas e pesquisadores, sobre matérias-primas para produção de etanol, biodiesel, consórcio entre culturas alimentares e energéticas, plantio de sorgo e cana energia, plantio-direto e sustentabilidade, além de novos produtos da cadeia produtiva e os programas desenvolvidos por várias Instituições do Estado de São Paulo. Pesquisas da APTA mostram, por exemplo, que o sorgo tem potencial para produzir até três mil litros de álcool/ha na entressafra da cana, embora em condições ideais.

A APTA, através de seus Pólos Regionais e do IAC, trabalha no desenvolvimento de materiais para a produção de energia limpa, sustentável e competitiva. Como opção complementar ao etanol produzido pela cana, as Unidades e Institutos de Pesquisa da APTA estudam também sorgo e mandioca, com produção na entressafra da cana, além de macaúba, mamona, girassol, amendoim, soja e pinhão-manso, que podem ser usados na fabricação de biodiesel.

O Programa Cana IAC é referência nas pesquisas para obtenção de novas variedades de cana-de-açúcar e no desenvolvimento de pacotes tecnológicos para a canavicultura. Nos últimos anos, o Instituto lançou 19 novas variedades de cana para o setor sucroalcooleiro. As tecnologias atravessam as fronteiras paulistas e já viabilizaram a canavicultura em 11 Estados brasileiros e também no exterior. O México, por exemplo, ao adotar variedades e tecnologias do IAC já alcançou o dobro de produtividade em seus canaviais.

Os engenheiros agrônomos, gerentes técnicos de usinas, produtores rurais, pesquisadores, técnicos em geral e estudantes de graduação e pós-graduação, poderão participar de mesas-redondas, palestras, painéis, espaços de patrocinadores.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025