FMC Corporation firma acordos de licença, distribuição e prestação de serviços com a GAT Microencapsulation AG
Foram inauguradas oficialmente nesta segunda-feira(10) as instalações do Laboratório de Agronomia (LabAgro), em área contígua ao prédio principal da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), no campus Capão do Leão/RS. Com área construída de cerca de 1,5 mil m², o moderno prédio de dois andares inclui conceitos de sustentabilidade, em relação ao uso da água, luz e tratamento de efluentes químicos e cloacais.
A obra foi financiada pela Finep, através do programa CT-Infra e complementada com recursos do Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), Capes, CNPq e Mapa. O projeto arquitetônico foi elaborado pelo Departamento de Planejamento Físico da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel.
“Se no passado tínhamos limitações no espaço físico, hoje o LabAgro é um ambiente que funciona na forma de multiusuários, para atender alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado nos cursos de Fruticultura de Clima Temperado, Fitossanidade e Mestrado em Entomologia; contemplando atividades de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação”, acentuou o coordenador geral, professor José Carlos Fachinelo.
No térreo do imóvel estão instalados o Laboratório de Fruticultura, sob responsabilidade de Fachinelo e o Laboratório de Propagação de Plantas Frutíferas, chefiado pela professora Marcia Schuch, ambos com a sigla LabFruti e vinculados ao Departamento de Fitotecnia da Faem. No primeiro piso estão os Laboratórios de Manejo Integrado de Pragas (LabMip), sob a coordenação do professor Anderson Dionei Grutzmacher, e a Clínica Fitossanitária, chefiado pela engenheira agrônoma Mariane Rosenthal, ambos do Departamento de Fitossanidade da Faem.
Os projetos em andamento envolvem o uso de tecnologias de avaliação da qualidade das frutas através de métodos não destrutivos e que não geram efluentes, o acompanhamento do nível de resíduos de agrotóxicos em frutas in natura e industrializadas, técnicas de manejo do solo e das plantas que asseguram redução do uso de insumos agrícolas, estudos de frutas nativas e os seus componentes bioativos, clonagem de porta-enxertos de pessegueiro e cultivo sem solo, estudos sobre prolemas relacionaos com a produção de peras na região Sul do Brasil e pesquisa nas áreas de macro e micropropagação, com pioneirismo na produção in vitro de mudas de mirtileiro.
Incluem-se ainda a avaliação do impacto ambiental de plantas transgênicas sobre inimigos naturais, estudos sobre a seletividade de agrotóxicos sobre inimigos naturais em culturas anuais (arroz, milho e soja) e frutíferas (macieira, pessegueiro e videira), promovendo a integração harmônica do controle biológico com o controle químico, e clínica fitossanitária, para atendimento de agricultores da Metade Sul do RS na identificação de doenças, pragas e outras desordens causadas por fatores bióticos e abióticos. As pesquisas são realizadas de forma integrada com órgãos como Embrapa Clima Temperado, Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Soja, Embrapa Trigo e Epagri(SC). Projetos internacionais são mantidos com Alemanha, Bélgica, Espanha, Itália, França e Estados Unidos.
O LabAgro conta atualmente com a participação de 60 alunos, entre pós-doutorado, mestrado, bolsistas de iniciação científica e estagiários. O futuro de suas atividades inclui a complementação da estrutura de apoio aos laboratórios (estufas, fitotrom e outros equipamentos), com projetos já elaborados e que estão na expectativa de novos recursos; a criação de doutorado em entomologia; e tornar o LabAgro um centro de referência para a formação de recursos humanos na área de ciências agrárias, com interação local, nacional e internacional, gerando produtos e processos que tragam benefícios à sociedade no setor de alimentos.
Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Manoel Maia, a viabilização do LabAgro é resultado de uma luta obstinada e persistente de um grupo de abnegados e a prova de que sempre haverá recursos para projetos objetivos e bem elaborados.
Já o vice-reitor, Manoel Luiz Brenner de Moraes, no exercício da Reitoria, manifestou o orgulho de fazer parte da centenária Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, com a qual mantém laços há 36 anos. Disse que a obra demonstra o atual estágio da UFPel e evidencia o grande desafio do gestor ao conciliar demandas de unidades tão antigas com aspirações de outras recém criadas.
Fechando a cerimônia, o reitor Cesar Borges, em período obrigatório de férias, lembrou as ligações da administração central da Universidade com a área agrária – a considerar que de seus três mandatos, dois deles tiveram vice-reitores dessa área e que o vice-reitor da nova gestão, que se inicia em janeiro, também é oriundo da Faem.
“Este espaço é um exemplo da competência dos pesquisadores e uma demonstração de que o trabalho constrói. Fazendo alusão à transição na Reitoria, afirmou: “A administração da UFPel é algo muito complexo e é preciso lembrar que uma universidade não termina nunca, pois está em constante construção. Há muito por fazer, mas entregamos uma universidade com infraestrutura. Cabe agora qualificá-la”, concluiu.
Em ato contínuo, foram inauguradas as instalações de apoio ao Pomar Didático, no Centro Agropecuário da Palma. Trata-se de prédio de 140m², dotado de laboratório, banheiros e sala de aula, com espaço para a acomodação de máquinas, ferramentas e fertilizantes. A construção viabilizada com recursos do Reuni abriga estudantes de Agronomia, que frequentam o pomar duas vezes por semana para aulas teóricas e práticas. O prédio foi erigido junto a uma área de 15 hectares onde são cultivados pomares de diversas variedades frutíferas.
A nova estrutura foi definida pelo professor José Carlos Fachinelo como de fundamental importância para as atividades didáticas. Segundo o vice-reitor, Manoel Luiz Brenner de Moraes, “a Universidade mostrou-se atenta ao prover os recursos”. Em ambos os atos inaugurais, foi destacado o importante apoio recebido do professor Elio Paulo Zonta (recentemente falecido), no tempo em que respondia pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura