Os
últimos 5 anos foram de muitas mudanças para a Ubyfol, multinacional brasileira
especialista na nutrição vegetal. Sediada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a
companhia realizou um grande e ambicioso processo de reestruturação para estar
pronta para os novos desafios no agro e despontar como uma empresa parceria do
agricultor brasileiro. A marca busca cada vez mais a excelência em produtos e
serviços, proximidade junto aos clientes e sobretudo produtividade com
sustentabilidade no campo.
De acordo
com Fabrício Simões, diretor presidente, a empresa adotou pilares muito sólidos
para esse novo momento de mudanças e crescimento: implantação de modelos de
gestão e governança, políticas de Qualidade e Meio Ambiente através de
certificações ISO 9001 e ISO 14001, operações estruturadas acessando o mercado
de capitais e novas estratégicas de acesso, seja através da rede de
distribuição ou venda direta. “Nos preparamos muito para dar um salto e
aumentar a nossa presença no mercado. Temos a ambição de crescermos mais que o
mercado nos próximos 5 anos. Já registramos crescimento acima de 20% no
primeiro semestre desde ano”, afirma.
Vendas
Ubyfol
O desafio
constante de estar presentes no campo junto aos clientes, entendendo suas
necessidades e busca por incremento de produtividade por cada hectare
produzido, fez com que a Ubyfol remodelasse a cobertura de área, atuando de
forma mais efetiva à campo. Essa mudança foi direcionada por dois importantes
pilares: Re-divisão de áreas de atuação possibilitando melhor e maior cobertura
territorial e uma Nova Política de Distribuição, focada nos desafios de
ampliação de acesso.
Além
disso, a empresa intensificou a presença no campo através do aumento de equipe
comercial e técnica, possibilitando ampliar a cobertura no território nacional.
Ampliamos em 100% nossa força de vendas, fortalecendo regiões de liderança.
“Hoje temos aproximadamente 300 colaboradores. Isso dá uma dimensão do
investimento e do nosso comprometimento em levar as melhores tecnologias em
Nutrição Vegetal a todos agricultores”, destaca Simões.
A Ubyfol
também focou em sua rede de distribuição, elevando a cobertura e seu acesso em
importantes regiões produtoras, como Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Mato Grosso
do Sul e região Sul do Brasil. Somada a isso, houve expansão do modelo de venda
direta com a estruturação do modelo KAM (Key Account Managment).
Entre as
culturas, a cana-de-açúcar tem a maior representatividade dentro da companhia.
O plano de crescimento passa por fortalecer a posição de liderança em cana e
acelerar o crescimento em culturas chave como: soja, milho, algodão, café e
hortifruti, onde a empresa disponibiliza soluções nutricionais para o aumento
de produtividade. “Nossa estratégica de acesso a mercado aliada com a
construção de um time de especialistas em Nutrição Vegetal impulsionará a
Ubyfol a se consolidar cada vez mais frente ao cenário competitivo de mercado,
cita o diretor”.
Mercado
de capitais
A Ubyfol
passou a acessar o mercado de capitais e ter uma estratégia de caixa robusta. A
empresa reuniu todos os elementos necessários em um mercado crescente. Ou seja,
juntou uma a força de venda com atendimento estratégico ao cliente associado a
uma robustez de caixa operacional e ainda; uma fábrica nova e moderna que tem
uma capacidade instalada que permite pensar no crescimento agressivo juntamente
ao um sistema de gestão e governança altamente eficiente.
Segundo
Simões, ao alinhar todos esses fatores, o drive principal passa a ser geração de valor,
isso sem se descuidar do atendimento e presença junto ao cliente. “As soluções
financeiras da empresa têm sido uma grande inovação para nosso segmento. Não é
comum uma empresa de Nutrição Vegetal ter ferramentas financeiras tão robustas
que suportem o crescimento, bem como às necessidades do sistema de distribuição
Ubyfol”, salienta Simões.
Internacionalização
e crescimento
O plano
estratégico da companhia passa pela Internacionalização. Neste contexto, a
empresa já atua no Paraguai há 20 anos. Os resultados obtidos e a experiência
em atuar em outro País têm nos direcionado para acelerarmos o plano de
internacionalização na América do Sul, Central e do Norte. Os processos de
registro de produtos já estão iniciados na Argentina, Chile, Colômbia,
Guatemala e México. “Estamos montando uma estrutura comercial bem planejada
para que possamos levar aos agricultores destes países nossas tecnologias”,
conclui o diretor.